PREGNANT WOMEN WHO HAVE HIV / AIDS IN THE CONTEXT OF VERTICAL TRANSMISSION: VISIBILITY OF NATIONAL SCIENTIFIC PRODUCTION IN HEALTH
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2109-2125Palavras-chave:
Gravidez, Síndrome da imunodeficiência adquirida, HIV, Saúde da mulher, Saúde da CriançaResumo
OBJETIVO: Analisar a produção de conhecimento científico da área da saúde brasileira acerca da temática gestantes que tem HIV/aids no contexto da transmissão vertical. MÉTODO: Revisão integrativa de artigos selecionados na base de dados LILACS, a busca procedeu-se no primeiro semestre de 2010. Utilizaram-se os descritores “gravidez” and “HIV” and “1994-2009” e “gravidez” and “síndrome da imunodeficiência adquirida” and “1994-2009”. Critérios de inclusão: artigos de pesquisa. Selecionou-se 41 artigos. RESULTADOS: emergiu da análise do conteúdo duas categorias temáticas: aspectos sociodemográficos e clínicos da transmissão vertical; e assistência à saúde dessas mulheres. CONCLUSÃO: aspectos sociais, clínicos e assistenciais, como baixa escolaridade, transmissão por relação heterossexual, relacionamento estável e despreparo profissional ressaltam a necessidade de estratégias à qualificação da assistência a saúde das mulheres. Há necessidade de inclusão da temática na formação dos profissionais e educação permanente nos serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.