SOCIAL PHENOMENOLOGY: ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTION OF GRADUATE IN NURSING, BRAZIL, 1979-2010

Autores

  • Letícia Becker Vieira EEAN UFRJ
  • Diego Schaurich Universidade Federal do Maranhão
  • Stela Maris de Mello Padoin UFSM
  • Ivis Emília de Oliveira Souza EEAN UFRJ
  • Cristiane Cardoso de Paula UFSM
  • Maria da Graça Oliveira Crossetti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.652-660

Palavras-chave:

Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Pesquisa Qualitativa, Filosofia, Produção científica.

Resumo

RESUMO: Objetivo: analisar a produção acadêmica de Enfermagem brasileira com abordagem da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. A abordagem da Fenomenologia Social estruturada por Schütz destaca-se dentre as possibilidades de referencial filosófico-metodológicas de pesquisa qualitativa. Método: estudo de revisão narrativa de literatura, a partir dos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem de dissertações e teses que foram produzidas no período de 1979/2010. A coleta de dados procedeu em dezembro 2011. Resultados: Encontrou-se 65 títulos, com concentração de produções na década de 2000 (73,85%), na região sudeste (95,38%) e na área assistencial (69,2%). Conclusão: Tal referencial constitui-se como uma possibilidade na construção do conhecimento resultante de pesquisa em Enfermagem, através de investigação dos fenômenos de seu cotidiano que respaldam filosoficamente a assistência e a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Becker Vieira, EEAN UFRJ

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFSM - RS; Especialista em Gênero e Sexuliadade pelo IMS/UERJ - RJ, Doutoranda pela Escola Anna Nery de Enfermagem - UFRJ - RJ. Vice líder do Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP - UFSM). Estudante do Núcleo de Pesquida de Saúde da Mulher (NUPESM - EEAN/UFRJ). membro do Grupo de Pesquida Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS - UFSM).

Diego Schaurich, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Humanas da Universidade Federal do Maranhão, São Luiz do Maranhão, Brasil.

Stela Maris de Mello Padoin, UFSM

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ivis Emília de Oliveira Souza, EEAN UFRJ

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Titular de Enfermagem Obstétrica do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Cristiane Cardoso de Paula, UFSM

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria da Graça Oliveira Crossetti, UFRGS

Enfermeira. Doutora em Filosofia em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2013-09-10

Como Citar

1.
Vieira LB, Schaurich D, de Mello Padoin SM, de Oliveira Souza IE, Cardoso de Paula C, Oliveira Crossetti M da G. SOCIAL PHENOMENOLOGY: ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTION OF GRADUATE IN NURSING, BRAZIL, 1979-2010. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de setembro de 2013 [citado 14º de novembro de 2024];5(4):652-60. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2288

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics