Proposal for best practice guidelines on chemical exposure risk for nurses of a chemotherapy unit

Autores

  • Giselle Gomes Borges Universidade Federal Fluminense Instituto Nacional de Câncer
  • Zenith Rosa Silvino Universidade Federal Fluminense
  • Lia Cristina Galvão dos Santos Hospital Federal de Bonsucesso/MS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3506-3515

Palavras-chave:

Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde, Riscos químicos, Quimioterapia, Biossegurança, Enfermagem oncológica.

Resumo

Objetivo: implantar um manual de boas práticas com a finalidade de minimizar a exposição ao risco químico pelos enfermeiros na Central de Quimioterapia (CQT) a partir do inquérito de Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP). Método: Quantitativa e descritiva do tipo inquérito CAP. Resultados: 25 participantes  (96,2%) consideram-se vulneráveis ao risco químico, o uso de equipamento de proteção individual (EPI) é considerado por 76,9% como um cuidado para que ocorra o manuseio seguro dos quimioterápicos antineoplásicos (QA), quanto aos cuidados dispensados pelo instituto aos que manuseiam QA 53,8% citam os exames periódicos. Considerações Finais: Os profissionais que trabalham em CQT conhecem e consideram-se expostos ao risco químico. São necessárias intervenções para ampliar a adesão às medidas preventivas como o uso de EPI e subsídios com infraestrutura estratégica para a segurança do trabalhador. A confecção de um manual de boas práticas auxiliará aos enfermeiros a minimizarem à exposição ao risco.

Descritores: Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde; Riscos químicos; Quimioterapia; Biossegurança; Enfermagem oncológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Gomes Borges, Universidade Federal Fluminense Instituto Nacional de Câncer

Enfermeira Especialista em Oncologia, Líder da central de Quimioterapia do Hospital do Câncer III/INCA, Mestranda do programa de mestrado Profissional em Enfermagem Assistencia (MPEA) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Zenith Rosa Silvino, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF)

Lia Cristina Galvão dos Santos, Hospital Federal de Bonsucesso/MS

Doutora em Enfermagem. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Gama Filho. Enfermeira do Hospital Federal de Bonsucesso/MS.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Borges GG, Silvino ZR, dos Santos LCG. Proposal for best practice guidelines on chemical exposure risk for nurses of a chemotherapy unit. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(4):3506-15. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5016

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics