Factors related to the development of stress and burnout among nursing professionals who work in the care of people living with HIV/aids / Fatores relacionados ao desenvolvimento de estresse e burnout entre profissionais de enfermagem que atuam na assistência a pessoas vivendo com HIV/aids

Main Article Content

Roberta Seron Sanches
Andressa Rodrigues de Souza
Rogério Silva Lima

Resumo

Objetivo: Identificar quais os fatores relacionados ao desenvolvimento de desgaste emocional, estresse e burnout estão presentes na assistência de enfermagem às pessoas vivendo com HIV/aids. Método: Revisão integrativa de literatura, com busca eletrônica de publicações nas bases de dados MEDLINE e LILACS, utilizando-se os descritores: esgotamento profissional, enfermagem, infecções por HIV em português e/ou em suas variações na língua inglesa. Resultados: Somente 9 artigos foram incluídos na seleção por se enquadrarem nos critérios de inclusão e atender a questão norteadora. Ressalta-se que 100% destes artigos são originários de periódicos internacionais, assim como desenvolvidos no continente africano. Conclusão: Estressores como falta de recursos, dificuldades para atender às expectativas da clientela, sobrecarga de trabalho, necessidade de lidar com a morte dos clientes e medo de contaminação estão presentes no cotidiano desses profissionais, podendo culminar na ocorrência de estresse e burnout, e comprometer a assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sanches RS, de Souza AR, Lima RS. Factors related to the development of stress and burnout among nursing professionals who work in the care of people living with HIV/aids / Fatores relacionados ao desenvolvimento de estresse e burnout entre profissionais de enfermagem que atuam na assistência a pessoas vivendo com HIV/aids. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 17º de janeiro de 2022];10(1):276-82. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5042
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Roberta Seron Sanches, Universidade Federal de Alfenas - Unifal - MG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Endereço: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, CEP 37130-000, Alfenas – MG, telefone 55 35 3299-1000, e-mail: robertaseron@gmail.com.

Andressa Rodrigues de Souza, Faculdade de Taquaritinga da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (UNIESP)

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Taquaritinga da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (UNIESP).

Rogério Silva Lima, Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professor dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Plum Analytics