Carga de trabalho de enfermagem em UTI neonatal: aplicação da ferramenta nursing activities score Nursing workload in neonatal ICU: application of the nursing activities score tool

Aline Affonso Luna, Lenyza Lucas Winchello Vieira Branco, Ludmylla de Oliveira Beleza

Resumo


Objetivo: Identificar a real carga de trabalho de enfermagem, aplicando-se a ferramenta Nursing Activities Score (NAS), em uma unidade de neonatologia de um hospital referência para prematuridade e patologias cirúrgicas do Distrito Federal e propor o dimensionamento de profissionais adequado para a unidade de neonatologia. Métodos: Estudo exploratório quantitativo, amostra de 98 pacientes, critérios de inclusão todos os pacientes internados no setor, os dados foram coletados através de instrumento construído e pela ferramenta NAS, os dados foram tabulados no Excel®2010 e realizada estatística descritiva no programa SPSS® versão 21, Comitê de Ética e Pesquisa da FEPECS, CAAE 37164714.5.0000.5553. Resultados: A média do NAS houve variação entre 48,5% a 50% com complexidade classificada como semi-intensiva. A ala azul foi a que apresentou maior índice de inadequação de profissionais, com média de 51%. Conclusão: Foi observado dissociação entre carga de trabalho e complexidade clínica do paciente.

Descritores: Enfermagem Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Dimensionamento de Pessoal, Administração Hospitalar.


Palavras-chave


Enfermagem Neonatal; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Dimensionamento de Pessoal; Administração Hospitalar.

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v9.5280 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge
SCImago Institutions Rankings