Cuidado paliativo ao cliente oncológico: percepções do acadêmico de enfermagem Palliative care to cancer client: the nursing student’s perception

Main Article Content

Thamirez A Vieira
Marcia Oliveira
Elizabeth Rose Costa Martins
Cristiane Maria Amorim Costa
Raphaela Nunes Alves
Cristiano Bertolossi Marta

Resumo

Objetivos: Identificar o saber dos acadêmicos de enfermagem com relação aos cuidados paliativos e discutir o diferencial deste profissional para a qualidade do cuidar ao cliente oncológico em estágio avançado. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário de estudo foi uma universidade privada localizada no Município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram dezesseis acadêmicos de Enfermagem, que estavam devidamente matriculados no 9º e 10º períodos, no período da coleta de dados. Resultados: Emergiram duas categorias: O conhecimento dos acadêmicos sobre o cuidado paliativo e a sua dificuldade em lidar com a morte; e o Papel do Enfermeiro no cuidado paliativo. Conclusão: Acreditamos que a boa prática deve ser resultado de muita dedicação, de busca por conhecimentos científicos, e principalmente, pelo fortalecimento do ser humano que existe em cada profissional. Essa característica é de extrema relevância para a aplicação do sentimento no cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Vieira TA, Oliveira M, Martins ERC, Costa CMA, Alves RN, Marta CB. Cuidado paliativo ao cliente oncológico: percepções do acadêmico de enfermagem Palliative care to cancer client: the nursing student’s perception. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 4º de fevereiro de 2023];9(1):175-80. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5329
Seção
Research
Biografia do Autor

Thamirez A Vieira, Universidade Veiga de Almeida

Academica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade veiga de Almeida

Marcia Oliveira, Universidade Veiga de Almeida

Academica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade veiga de Almeida

Elizabeth Rose Costa Martins, Universidade do Estado do Rio de janeiro e Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de janeiro e Professora Adjunta do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Cristiane Maria Amorim Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Bioetica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Enfermeira do Hospital Universitario Pedro Ernesto

Raphaela Nunes Alves, Universidade Veiga de Almeida

Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Pos-Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>