Proposta de um software-protótipo para uso na assistência a pacientes com cateter central de inserção periférica (PICC) Proposal for a software-prototype to assist patients with peripherally inserted central catheter (PICC)

Main Article Content

Luiz Célio Martins Freitas
Maria Teresa dos Santos Guedes
Luiz Carlos Santiago

Resumo

Objetivo: Propor um software-protótipo como estratégia para melhorar o processo de comunicação e os registros relativos ao cuidado de enfermagem a pacientes com cateter central de inserção periférica (PICC) e descrever os passos para a construção de um protótipo de software.

Método: Utilizou-se da Pesquisa de Intervenções, na modalidade de Processo de Intervenção e como método de operacionalização a Prototipação associados a instrumentos de informática.

Resultado: Foi criado um modelo computadorizado de interface gráfica simples e projetado para uso em redes abertas ou fechadas.

Conclusão: O desenvolvimento do software-protótipo para funcionar em rede web tornará o processo de implantação mais prático. Acrescenta-se que validação com equipe de saúde será realizada antes da utilização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Freitas LCM, Guedes MT dos S, Santiago LC. Proposta de um software-protótipo para uso na assistência a pacientes com cateter central de inserção periférica (PICC) Proposal for a software-prototype to assist patients with peripherally inserted central catheter (PICC). R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 20º de outubro de 2021];9(2):536-44. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5481
Seção
Research
Biografia do Autor

Luiz Célio Martins Freitas, INCA, UNIRIO

Doutorando PPGENFBIO; LAETS; Pós-graduado em Enfermagem em Oncologia; Expertise em PICC para neonatos, crianças e adultos; Presidente da Comissão de Estudos e Controle de Cateteres Venosos Centrais do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Supervisor em segurança para Cateteres Venosos Centrais do Hospital do Câncer 1/INCA.

Maria Teresa dos Santos Guedes, INCA, UNIRIO

Doutoranda PPGENFBIO; Pós-graduada em Enfermagem em Oncologia; Coordenadora de Enfermagem do Banco Nacional de Tumores do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Luiz Carlos Santiago

Pós-doutor; Professor da Faculdade de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) dos programas de graduação, mestrado e doutorado.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>