Eventos adversos em Unidades de Terapia Intensiva: estudo bibliométrico Adverse events in Intensive Care Units: bibliometric study
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.669-675Palavras-chave:
Iatrogenia, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem, Segurança do Paciente.Resumo
Objetivo: investigar as produções científicas acerca dos eventos adversos ocorridos em Unidades de Terapia Intensiva. Método: estudo bibliométrico, abordagem quantitativa, de base documental, constituído por 20 artigos da base de dados eletrônica Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem (BDENF), e banco de teses e dissertações no período de 2004 à 2014. Resultados: foi possível identificar produções cientificas acerca de eventos adversos em UTIs dos últimos 10 anos, ressalta a predominância de trabalhos publicados pela enfermagem, com destaque para EAs relacionados a erros de medicação e infecção nosocomial, intensificados pela sobrecarga de trabalho. Conclusão: o estudo apresenta limitações quanto ao número reduzido de publicações sobre a temática. Desse modo a escassez de publicações no que concerne à temática em questão, dificulta atualizações sobre o assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.