O trabalho no serviço residencial terapêutico: possibilidades na reconstrução de vidas fora dos manicômios The work at therapeutic residential service: possibilities of rebuilding life outside the limits of a mental hospital
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.831-839Palavras-chave:
Trabalho, Reforma dos Serviços de Saúde, Serviços de Saúde Mental, Saúde Mental, Enfermagem PsiquiátricaResumo
Objetivo: compreender o processo de trabalho dos profissionais do Serviço Residencial Terapêutico, suas potencialidades e limites na reconstrução da vida fora dos muros do manicômio. Método: É um estudo de caso, com abordagem de investigação qualitativa. Resutados e Discussão: demonstrou uma nova construção acerca do objeto de trabalho, o sujeito em sofrimento psíquico, que agora é visto como um objeto ampliado, pertencente a um território, a um grupo familiar, e social. Da mesma forma, um amplo arsenal de meios/instrumentos utilizados estão baseados no saber psicossocial, na utilização do encontro da cidade com a loucura, e na apropriação do entendimento da loucura enquanto um modo diferente de relação com o mundo, que indica como finalidade do processo modos diferentes de inserção social. Conclusão: Essa percepção busca efetivar a substituição dos manicômios pela liberdade de circular pela cidade, num movimento de reconstrução da vida fora dos manicômios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.