Evaluation of process indicators of the prenatal and birth humanization program and stork network Avaliação dos indicadores de processo do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento e da Rede Cegonha

Autores

  • Vivian Kecy Vieira Maia Prefeitura Municipal de Vitoria-ES
  • Eliane de Fátima Almeida Lima Universidade Federal do Espirito Santo
  • Franciele Marabotti Costa Leite Universidade Federal do Espirito Santo
  • Ana Inês Sousa Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Espirito Santo
  • Cândida Caniçali Primo Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1055-1060

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Avaliação em saúde, Qualidade da assistência à saúde

Resumo

Objetivo: Analisar os indicadores de processo do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) e da Rede Cegonha a partir do sistema de informação de pré-natal. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, baseado em dados secundários do sistema de informação de pré-natal de um município da região sudeste do Brasil. Os indicadores da assistência pré-natal foram analisados utilizando-se os indicadores de processo do PHPN, da Rede Cegonha e do Manual Técnico da Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco do Ministério da Saúde e, em seguida, foram avaliados em quatro níveis de qualidade, sendo classificados em adequada, inadequada e intermediária. Resultados: Verificou-se classificação da qualidade da assistência pré-natal insatisfatória para todos os níveis. Conclusão: São necessárias intervenções constantes pela gestão para melhoria da qualidade da assistência Pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Kecy Vieira Maia, Prefeitura Municipal de Vitoria-ES

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória (ES), Brasil. 

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoraem Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. 

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira. Doutora em Epidemiologia. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES.Brasil

Ana Inês Sousa, Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira, Professora Doutora, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade do Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 

Cândida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Maia VKV, Lima E de FA, Costa Leite FM, Sousa AI, Primo CC. Evaluation of process indicators of the prenatal and birth humanization program and stork network Avaliação dos indicadores de processo do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento e da Rede Cegonha. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 2º de dezembro de 2024];9(4):1055-60. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5794

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics