Operation of a psychosocial care center for the treatment of crack users Funcionamento de um Centro de Atenção Psicossocial para o atendimento a usuários de crack

Autores

  • Leandro Barbosa de Pinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Débora Schlotefeldt Siniak Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Aline Basso da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Laura Borges de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Brenda Folador Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1099-1106

Palavras-chave:

Saúde mental, cocaína crack, serviços de saúde, desinstitucionalização, enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar o funcionamento de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS AD) para o atendimento a usuários de crack. Métodos: trata-se de um recorte da pesquisa “ViaREDE”. Possui natureza avaliativa, do tipo estudo de caso, baseando-se na utilização da Avaliação de Quarta Geração como referencial teórico-metodológico. Resultados: o CAPS AD é apontado enquanto um serviço potente na rede de atendimento ao usuário de crack. Destaca-se a importância da porta aberta do serviço para garantia do acesso universal e comprometido com o usuário. Outras questões discutidas são a necessidade de fortalecimento da rede interesetorial e ampliação de horários de funcionamento do serviço. Conclusão: a análise do funcionamento do serviço contribuiu para pensarmos a constituição cotidiana da rede, bem como a capacidade reformadora dos dispositivos de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Barbosa de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica (EERP-USP). Professor Adjunto da Escola de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS.

Débora Schlotefeldt Siniak, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGENF - UFRGS). Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Aline Basso da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGENF - UFRGS).

Laura Borges de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF - UFRGS).

Brenda Folador, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF - UFRGS).

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
de Pinho LB, Siniak DS, da Silva AB, de Araújo LB, Folador B. Operation of a psychosocial care center for the treatment of crack users Funcionamento de um Centro de Atenção Psicossocial para o atendimento a usuários de crack. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(4):1099-106. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5893

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics