Male participation in reproductive planning: an integrative review / Participação do homem no planejamento reprodutivo: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.242-247Palavras-chave:
Planejamento familiar, homem, Direitos reprodutivos e sexuais.Resumo
Objetivo: O planejamento reprodutivo ou familiar, foi uma grande conquista para a população. Porém, ainda que o planejamento reprodutivo, seja um espaço para homens e mulheres, é visível que o maior público de participação presente são as mulheres. Descrever o conhecimento científico sobre a participação do homem no planejamento familiar.
Método: Revisão integrativa realizada na LILACS, BDENF e IBECS. Foram encontradas treze publicações que atenderam aos critérios de inclusão.
Resultados: O comando da mulher sobre a própria fecundidade é considerado um dos grandes alicerces do processo de empoderamento, recaindo, consequentemente sobre o ser feminino as decorrências de uma possível gravidez indesejável.
Conclusão: Partindo do pensamento que a concepção é resultado natural e sexual entre homem e mulher, é imprescindível que continuemos a trabalhar isso em todos os espaços de ações educativas, principalmente no planejamento reprodutivo, para que possamos construir a igualdade de gênero na escolha do método contraceptivo .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.