Male participation in reproductive planning: an integrative review / Participação do homem no planejamento reprodutivo: revisão integrativa

Isabela Lima Nogueira, Simone Mendes Carvalho, Florence Romijn Tocantins, Mary Ann Menezes Freire

Resumo


Objetivo: O planejamento reprodutivo ou familiar, foi uma grande conquista para a população. Porém, ainda que o planejamento reprodutivo, seja um espaço para homens e mulheres,  é visível que o maior público de participação presente são as mulheres. Descrever o conhecimento científico sobre a participação do homem no planejamento familiar.

 

Método: Revisão integrativa realizada na LILACS, BDENF e IBECS. Foram encontradas treze publicações que atenderam aos critérios de inclusão.

 

Resultados: O comando da mulher sobre a própria fecundidade é considerado um dos grandes alicerces do processo de empoderamento, recaindo, consequentemente sobre o ser feminino as decorrências de uma possível gravidez indesejável.

 

Conclusão: Partindo do pensamento que a concepção é resultado natural e sexual entre  homem e  mulher, é imprescindível que continuemos a trabalhar isso em todos os espaços de ações educativas, principalmente no planejamento reprodutivo, para que possamos construir a igualdade de gênero na escolha do método contraceptivo .


Palavras-chave


Planejamento familiar; homem; Direitos reprodutivos e sexuais.

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.242-247 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

Crossref Metadata User Badge