Internações por condições sensíveis à atenção primária após a implantação da estratégia saúde da família no município de Petrópolis/RJ Hospitalizations due to primary care sensitive conditions after family health strategy implementation on Petrópolis/RJ

Camilla Zarlotti Scudese, Estêvão Scudese, Gilmar Weber Senna, Teresa Tonini, Taís Lopes, Carlos Pestana

Resumo


Objetivo: Quantificar as internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), comparando-as com a taxa bruta de internações e analisar sua frequência junto à cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) em Petrópolis-RJ.

 

Métodos: Após consulta no SIH-SUS, obteve-se a taxa bruta de ICSAP entre 1999-2013. Foi estabelecida a razão entre a soma destas internações e o número de residentes no município, multiplicado por mil. O coeficiente de correlação de Pearson foi utilizado para a análise de correlação entre as variáveis.

 

Resultados: Houve redução de 54,4% nas ICSAP no período estudado. Observamos uma redução das CSAP sobre o total de internações de 19,9%, para 16,5%. A redução na taxa de ICSAP apresentou forte correlação com o aumento da cobertura do PSF.

 

Conclusão: As mudanças ocorridas são significativas e estimulam o aprofundamento do estudo da eficácia das estratégias como o PSF sobre a redução das ICSAP em diferentes municípios.

 

Descritores: Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Planos e Programas de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Hospitalização.

 


Palavras-chave


Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Planos e Programas de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Hospitalização.

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.811-817 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM