Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem / Conversation wheel as education strategy in health for nursing

Eliani Sayumi Motisuki Dias, Ivaneide Leal Ataide Rodrigues, Heleson Rodrigues Miranda, Jader Aguiar Corrêa

Resumo


Objetivo: demonstrar a relevância da roda de conversa como estratégia para educação em saúde em enfermagem. Método: trata-se de pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa que utilizou a técnica da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos em três rodas de conversa realizadas na ilha do Combú no município de Belém-Pará, em março e abril de 2016 com 34 ribeirinhos cadastrados na ESF Combú. Resultados: identificou-se que os ribeirinhos tinham pouco conhecimento sobre os temas abordados e que após as rodas alguns conceitos e práticas foram revistos. Conclusão: metodologias ativas e de caráter informal, como a roda de conversa, conseguem disseminar e esclarecer o conhecimento sobre temas ligados à saúde favorecendo a reflexão e colaborando para a efetiva prática de promoção à saúde por essa população.

Palavras-chave


Educação em saúde; Saúde da população rural; Enfermagem.

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2018 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge