Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem / Conversation wheel as education strategy in health for nursing
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384Palavras-chave:
Educação em saúde, Saúde da população rural, Enfermagem.Resumo
Objetivo: demonstrar a relevância da roda de conversa como estratégia para educação em saúde em enfermagem. Método: trata-se de pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa que utilizou a técnica da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos em três rodas de conversa realizadas na ilha do Combú no município de Belém-Pará, em março e abril de 2016 com 34 ribeirinhos cadastrados na ESF Combú. Resultados: identificou-se que os ribeirinhos tinham pouco conhecimento sobre os temas abordados e que após as rodas alguns conceitos e práticas foram revistos. Conclusão: metodologias ativas e de caráter informal, como a roda de conversa, conseguem disseminar e esclarecer o conhecimento sobre temas ligados à saúde favorecendo a reflexão e colaborando para a efetiva prática de promoção à saúde por essa população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.