Câncer de mama: sentimentos e percepções das mulheres diante do diagnóstico / Breast cancer: feelings and perceptions of women before the diagnosis
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.385-390Palavras-chave:
Saúde da mulher, Neoplasias da mama, Diagnóstico.Resumo
Objetivo: Conhecer os sentimentos e percepções das mulheres diante o diagnóstico de câncer de mama. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no Ambulatório de Oncologia de um Hospital Universitário, junto à 11 mulheres com câncer de mama e idade entre 43 e 58 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, entre maio a julho de 2015. Os dados foram analisados e interpretados conforme a análise de conteúdo. Resultados: Após a análise emergiram quatro categorias: esperando pelo diagnóstico; sentimentos despertados após o diagnóstico; o apoio familiar; viver e orar após o diagnóstico de câncer de mama. Conclusão: O estudo mostrou que as mulheres já esperavam o diagnóstico de câncer, porém, mesmo dizendo estarem preparadas para tal diagnóstico, diante da notícia se sentiram aflitas, receberam apoio da família e também buscaram apoio religioso para enfrentar o difícil momento do diagnóstico do câncer de mama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.