The Hospitalization Perception by Adolescents: Contributions to Nursing Care / A Percepção da Hospitalização pelos Adolescentes: Contribuições para o Cuidado de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.663-668

Palavras-chave:

Adolescente, Enfermagem, Hospitalização.

Resumo

Objetivos: compreender as percepções dos adolescentes frente à hospitalização e analisar como os adolescentes vivenciam o processo de hospitalização. Métodos: estudo de campo com abordagem qualitativa, método descritivo, utilizando a técnica de entrevista com perguntas semi-estruturadas, desenvolvido em uma enfermaria especializada em saúde do adolescente em um hospital universitário no Rio de Janeiro. O período de coleta de dados desenvolveu-se de fevereiro a abril de 2016, sendo entrevistados 14 adolescentes, com a faixa etária de 12 a 18 anos. Resultados: a partir das unidades de registros que foram agrupadas, definiram-se duas categorias frente à hospitalização: repercussões do processo de hospitalização na vida dos adolescentes e formas de enfrentamento durante a hospitalização. Conclusão: conclui-se que os profissionais de enfermagem precisam conhecer e compreender a realidade do adolescente para oferecer um cuidado capaz de fazer com que eles enfrentem melhor o adoecimento e a hospitalização. Descritores: Adolescente, Enfermagem, Hospitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fabiane Galdino dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Saúde do Adolescente.

Inez Silva de Almeida, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem UERJ. Chefe de enfermagem da atenção secundária do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Professora associada ao departamento Fundamentos de enfermagem UERJ. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Nathalia da Silva Pimentel Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Saúde do Adolescente.

Dayana Carvalho Leite, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

Enfermeira. Chefe de enfermagem da atenção terciária do núcleo de estudos da saúde do Adolescente. Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Helena Ferraz Gomes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora assistente do departamento médico cirúrgica UERJ. Doutoranda em Enfermagem pela UERJ. Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Andreia Jorge da Costa, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

Enfermeira. Doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
dos Santos MFG, de Almeida IS, Reis N da SP, Leite DC, Gomes HF, da Costa AJ. The Hospitalization Perception by Adolescents: Contributions to Nursing Care / A Percepção da Hospitalização pelos Adolescentes: Contribuições para o Cuidado de Enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(3):663-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6147

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics