Reproductive and gynecological profiles of women suffering violence / Perfil reprodutivo e ginecológico de mulheres em situação de violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.986-990

Palavras-chave:

Violência doméstica, Saúde da mulher, Maus-tratos conjugais, Mulheres agredidas.

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil reprodutivo e ginecológico de mulheres em situação de violência Métodos: Estudo epidemiológico do tipo descritivo. A população foi constituída por mulheres vítimas de violência, com idade maior ou igual a 18 anos, atendidas em um centro de apoio multidisciplinar. Resultados: Das 42 participantes, cerca de 88,0% já engravidou. A história de corrimento vaginal foi relatada por 53,4%, a realização do teste de HIV na vida foi feita por 71,4%, e, a maioria (88,1%) não usa a camisinha nas relações sexuais. Pouco mais da metade (52,4%) revelou que o parceiro já evitou que elas usassem algum método contraceptivo, e, em relação ao exame do Papanicolaou, 95,2% das mulheres relataram já ter realizado. Conclusão: Observa-se um perfil de vulnerabilidade, no que tange a não realização de pré-natal e o não uso de camisinha nas relações sexuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Mageski Silva, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, Espírito Santo, ES, Brasil

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil.

Fabio Lucio Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, Espírito Santo, ES, Brasil. 

Cândida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Enfermagem. Programa de Pós‐Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, Espírito Santo, ES, Brasil.

Nathália Miguel Teixeira Santana, Universidade Federal do Espírito Santo

Nutricionista. Programa de Pós‐Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, Espírito Santo, ES, Brasil. 

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espírito Santo/

Doutora em Epidemiologia. Programa de Pós‐Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, Vitória, Espírito Santo, ES, Brasil.

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Silva TM, Lima E de FA, Tavares FL, Primo CC, Santana NMT, Costa Leite FM. Reproductive and gynecological profiles of women suffering violence / Perfil reprodutivo e ginecológico de mulheres em situação de violência. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];10(4):986-90. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6294

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics