Public policies for the older carriers of Alzheimer’s evil / Políticas públicas para os idosos portadores do mal de Alzheimer

Autores

  • Angelica Fagundes Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON
  • Janice Lima Lima Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG.
  • Gustavo Baade Andrade Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde GEES.
  • Janaina Cassana Mello Yasin Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde - NEPES.
  • Evilin Diniz Gutierres Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cardiologia. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde - NEPES.
  • Marlene Teda Pelzer Enfermeira. Especialização em Enfermagem na Saúde do Adulto e Gerontologia. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada IV na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), na graduação, mestrado e doutorado. Experiência na Enfermagem e Gerontologia, com ênfase em Enfermagem Gerontogeriátrica, Educação em Enfermagem/Saúde, Saúde do Adulto e Terapias Alternativas/Complementares. É titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Constituiu a Comissão de Título em Gerontologia da SBGG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON/CNPq). Coordenadora do Grupo de Ajuda Mútua (GAM) para Familiares Cuidadores de Idosos portadores de doença de Alzheimer, vinculado à Associação Brasileira da doença de Alzheimer (ABRAz). Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da FURG. Membro da diretoria da AProfURG (Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.237-240

Resumo

RESUMO: Objetivo: Conhecer e analisar a produção científica no período de 2011 à 2016 sobre as políticas públicas para os idosos portadores do mal de Alzheimer. Método: O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, realizado através do método da revisão integrativa. Resultados: Embora a DA seja uma doença progressiva e incurável, muito já se avançou em benefício do idoso portador, como a criação de instrumentos de avaliação e de critérios diagnósticos mais claros, medicações que melhoram a cognição e diminuem a incidência de mudanças comportamentais e a criação de leis e portarias governamentais que dispõem especificamente dos direitos da pessoa idosa com a Doença de Alzheimer. Conclusão: O conhecimento acerca dos direitos dos pacientes portadores da Doença de Alzheimer é de suma importância para promoção da saúde e manutenção da vida dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Fagundes A, Lima JL, Andrade GB, Yasin JCM, Gutierres ED, Pelzer MT. Public policies for the older carriers of Alzheimer’s evil / Políticas públicas para os idosos portadores do mal de Alzheimer. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 12º de novembro de 2024];11(1):237-40. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6836

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics