Service of nursing in intracranial pressure monitoring in patients neurocríticos / Assistência de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.255-262

Resumo

 

Objetivo: Identificar por meio da literatura as intervenções de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos. Método: Revisão integrativa da literatura com busca dos artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e PUBMED. Os artigos selecionados foram publicados entre os anos de 2007 e 2017. Resultados: Foram encontrados 94 artigos e excluídos 78 conforme critérios de inclusão. Assim 16 artigos foram usados nesta revisão. Estes apontaram que a monitorização neurológica pode ser realizada de maneira invasiva e não invasiva. Entre os métodos invasivos está a monitorização da pressão intracraniana, sendo o enfermeiro, responsável direto neste cuidado. Assim, cuidados como a elevação da cabeceira, cuidados com aspiração traqueal, cuidados com hipoxemia, coordenação e gerenciamento no cuidados de enfermagem dentre outros devem fazer parte da assistência de enfermagem. Conclusão: Os cuidados de enfermagem são indispensáveis para o paciente neurocrítico. Estes cuidados contribuem tanto para evolução positiva quanto negativa desses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaiomakx Renato Assunção Ribeiro, ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-ESCS-DF.

Enfemreiro especiaista em Terapia intensiva Cardiologia e Hemodinâmica, Residente de Enfermagem em terapia intensiva/paciente crítico adulto pela SES-DF, ESCS/FEPECS-DF. Pesquisado do grupo "Rede de cuidados aos pacientes críticos-CNPq.

Maria Luzia Silva Lima, Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição

Enfermeira especialista em terapia intensiva-UTI

Fernanda Alves Ferreira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Ecnfemreira, Doutoranda em enfermagem pela Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Goiás - FEN-UFG, Coordenadora do Grupo de pesquisa "Rede de Cuidados de enfermagem aos pacientes críticos-CNPq, Docente do curso de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO - GO.

Maria Madalena Borges, Universidade Salgado de Oliveira

Enfermeira, Especialista em administração hospitalar, docente do curso de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira.

Nilza Nascimento Guimarães, Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição

Fisioterapeuta,  mestre e doutora em Biologia, pela UFG. Docente do Centro de entudos de Enfermagem e Nutrição 

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Assunção Ribeiro KR, Silva Lima ML, Alves Ferreira Gonçalves F, Borges MM, Nascimento Guimarães N. Service of nursing in intracranial pressure monitoring in patients neurocríticos / Assistência de enfermagem na monitorização da pressão intracraniana em pacientes neurocríticos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(1):255-62. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6855

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics