Bed-Bath: The Care-Omitting Behavior of the Nursing Team / Banho no Leito: Cuidados Omitidos pela Equipe de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.627-633

Resumo

Objetivo: avaliar o processo de realização do banho no leito e os cuidados realizados pela equipe de enfermagem antes, durante e após o banho no leito. Métodos: estudo transversal e observacional, realizado na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital/Escola, com oito técnicos de enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizado instrumento estruturado tipo checklists em 30 momentos de observação de 1080 ações. Resultados: foram observados 10 cuidados antes e 28 durante e após o banho no leito. O banho foi realizado de forma automática sem comunicação prévia, sem considerar a individualidade e privacidade do paciente, principalmente naqueles submetidos a ventilação mecânica. Não houve participação do enfermeiro e a maioria das ações realizadas pela equipe de enfermagem não atendeu às recomendações da literatura. Conclusões: há necessidade de melhoria da qualidade do banho no leito realizado pela enfermagem e adoção de práticas baseadas em evidências no processo de cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Rellin Borges Bastos, HOSPITAL DAS CLINICAS DE GOIÁS

Enfermeira Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Área de concentração: Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Goiânia – Goiás.

Fernanda Alves Ferreira Gonçalves, HOSPITAL DAS CLINICAS DE GOIAS-HC/UFG.

Enfermeira Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Enfermeira Intensivista do Hospital das Clínicas de Goiás-HC/UFG, Goiânia-Goiás.

Bárbara Ribeiro Miquelin Bueno, HOSPITAL DAS CLINICAS DE GOIAS-HC/UFG.

Enfermeira Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Goiânia–Goiás.

Gérsica Sampaio Silva, Hospital Geral de Goiânia - HGG

Enfermeira Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Área de concentração: Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Goiânia – Goiás.

Virginia Visconde Brasil, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás- FEN/UFG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (Mestrado e Doutorado). Goiânia – Goiás.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Assunção Ribeiro KR, Rellin Borges Bastos S, Alves Ferreira Gonçalves F, Ribeiro Miquelin Bueno B, Sampaio Silva G, Visconde Brasil V. Bed-Bath: The Care-Omitting Behavior of the Nursing Team / Banho no Leito: Cuidados Omitidos pela Equipe de Enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 15º de novembro de 2024];11(3):627-33. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6634

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics