Strategies for evaluation and intervention in the family of children and adolescents: integrative review of the literature / Estratégias de avaliação e intervenção nas famílias de crianças e adolescentes: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Fernanda Lise Universidade Federal de Pelotas
  • Eda Schwartz Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Dall'Agnol Universidade Federal de Pelotas
  • Lílian De Moura Spagnolo Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7145

Palavras-chave:

ENFERMAGEM, ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE, ENFERMAGEM PEDIÁTRICA.

Resumo

Objetivo: Identificar evidências na literatura sobre as estratégias de avaliação e intervenção em famílias de crianças e adolescentes. Método: Revisão integrativa da literatura que buscou responder à questão “Quais as evidências da literatura sobre as estratégias de avaliação à família da criança e ou adolescente?” A pesquisa ocorreu no mês de fevereiro de 2017 nas bases de dados PubMed; LILACS e  no motor de busca do Scholar Google com o descritor não controlados: Empowerment; Systemic Theory e com os com o descritores controlados: Adolescent AND/OR Child;  AND Family; AND Evaluation. Após a análise os dados foram sintetizados e descritos. Resultados: Atenderam aos critérios de inclusão 25 estudos que abordaram oito instrumentos de avaliação e ou intervenção na família da criança e ao adolescente. Conclusão: As estratégias de avaliação e ou intervenção na família podem ser ampliada com o uso de algum modelo de cuidado referenciado internacionamente.

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Biografia do Autor

Fernanda Lise, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Ciências, área de concentração: Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde, PPG/Enfermagem.Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, (UFPel/2015). Especialista em Enfermagem Pediátrica-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2006). Bacharel em Enfermagem - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ/2005). Membro do comitê de práticas de enfermagem de família da International Family Nursing Association (IFNA). Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) - Faculdade de Enfermagem - UFPel. Autora do blog "Cuidados & Famílias" https://wordpress.com/view/cuidadoafamilia.wordpress.com e do "Family Nursing - Brazil" http://familynursingbrazil.blogspot.com.br/ Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e Famílias em condições crônicas na infância. Atualmente é bolsista Demanda Social CAPES.

Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, doutora em Enfermagem. Docente na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq2.

Juliana Dall'Agnol, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de iniciação científica do CNPq.

Lílian De Moura Spagnolo, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, doutora em Ciências, docente na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Celmira Lange, Universidade Federal de Pelotas

Enferrmeira, doutora em Enfermagem, docente na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Lise F, Schwartz E, Dall’Agnol J, Spagnolo LDM, Lange C. Strategies for evaluation and intervention in the family of children and adolescents: integrative review of the literature / Estratégias de avaliação e intervenção nas famílias de crianças e adolescentes: revisão integrativa da literatura. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 1º de dezembro de 2024];12:984-91. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7145

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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