Expectativas sociais vivenciadas pelo adulto jovem com a doença renal crônica Social expectations experienced by young adults with chronic kidney disease
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4850-4856Palavras-chave:
Doença crônica, Insuficiência renal crônica, Adulto jovem, EnfermagemResumo
Objetivo: Apontar as expectativas sociais vivenciadas pelo adulto jovem com a doença renal crônica. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, utilizando-se da perspectiva teórica de Geertz e Leininger. Foi realizado no período de junho a agosto de 2013, com oito adultos jovens que estavam em tratamento hemodialítico. Resultados: Percebeu-se que a vida dos informantes estava relacionada com as expectativas sociais referentes a essa etapa, com influência dos valores, crenças, normas e modo de viver. Dessa maneira, evidenciou-se que a vida do adulto jovem foi constituída pelo desejo de formação da família, de realizar atividades laborais, de estudos e de lazer. Considerações finais: Como a etapa vivenciada pelo adulto jovem consiste em um período marcado por acontecimentos e realizações, havendo decisões e escolhas importantes, salienta-se a necessidade de uma atenção profissional humana, acolhedora e compreensiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.