Mulheres sobreviventes ao câncer de mama: estratégias para promoção da resiliência / Women survivors of breast cancer: strategies for promoting resilience
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.474-484Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Resiliência Psicológica, Promoção da Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: Construir estratégias para a promoção da resiliência com mulheres sobreviventes ao câncer de mama. Método: Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial. Participaram do estudo, três mulheres sobreviventes à neoplasia mamária, com baixo grau de resiliência. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a dezembro de 2013, em três momentos: primeiro, realizou-se uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao processo de resiliência; segundo, identificou-se os fatores de risco e proteção e no terceiro momento, estas estratégias foram implementadas junto às participantes. Resultados: Após a análise dos dados, surgiram duas temáticas:Mulher com câncer de mama e o processo de resiliência e Minimizando riscos e fortalecendo os fatores de proteção à resiliência. Conclusão: Acredita-se que a resiliência pode ser promovida, bem como, suas estratégias, devem ser valorizadas e estimuladas por profissionais e serviços de saúde que atendem pessoas que enfrentam e buscam superar dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.