Perceptions of Nursing Professionals with Regards to the Suffering and its Coping Strategies in Oncology / Percepções dos Profissionais da Enfermagem a Respeito do Sofrimento e das Estratégias de Enfrentamento na Oncologia
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.599-606Palavras-chave:
prazer, sofrimento, estratégias, profissionais de enfermagem, oncologia.Resumo
Objetivo: Conhecer quais as situações que causam prazer e sofrimento no trabalho dos profissionais de enfermagem em setores oncológicos. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em dois setores oncológicos de um Hospital Escola do sul. Resultados: Foram identificadas duas categorias: Sofrimento na visão dos profissionais de enfermagem em setores oncológicos, mostra que esse sentimento é desenvolvido na maioria das vezes quando o paciente está no seu processo de morte, e Estratégias que os profissionais de enfermagem utilizam para enfrentar o sofrimento no trabalho em setores oncológicos, onde identificou-se que o distanciamento entre os profissionais da enfermagem e os pacientes pode ser um dos mecanismos de defesa para minimizar o sofrimento gerado. Conclusão: O profissional de enfermagem esta rodeado tanto de sentimento de prazer no setor oncológico, quanto de sofrimento relacionado preponderantemente pela morte do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.