AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DO INSTITUTO CENTRAL DO POVO – ICP

Autores

  • Joyce Da Silva Barbosa UNIRIO
  • Sônia Regina Middleton UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Resumo

INTRODUÇÃO:

O Instituto Central do Povo é uma organização busca ajudar a comunidade do morro da Providência, reservando espaço onde as crianças são atendidas em horário integral, recebendo cuidados e atenção educacional, permitindo que os pais possam trabalhar para prover o sustento dessas crianças. A discente desenvolve atividade no projeto de extensão supracitado desde março de 2007, que conta com a participação de outros acadêmicos de enfermagem e medicina, coordenados pela professora Sônia, que realiza atendimento médico aos alunos, funcionários, moradores da Providência e adjacências, também é feito o acompanhamento ponduroestatural das crianças matriculadas, e realização de eventos oferecendo atendimento primário em saúde.

OBJETIVOS:

·       Oferecer atendimento primário em sáude à essa comunidade, constituindo o primeiro elemento do processo de atenção continuada à saúde, e contribuindo para a prevenção e acompanhamento de doenças crônicas.

·       Realizar o acompanhamento ponduroestatural das crianças matriculadas na creche e na escola do ICP, permitindo avaliar o desenvolvimento das mesmas.

·       Aproximar Universidade e  comunidade, e dar aos discentes a chance de vivenciar situações possibilitando a obtenção de vivência e práticas compatíveis à sua formação, que irão prepará-los melhor pro futuro.

METODOLOGIA:

É realizado atendimento ambulatorial semanal,  avaliação do desenvolvimento das crianças através de pesagens e medições semestrais de todos os alunos, realização de eventos periódicos com palestras educativas, realização de feiras de saúde com aplicação de flúor, testes de acuidade visual, aferição de pressão arterial e de glicose, e coleta de dados para produção científica, aliando ensino, extensão e pesquisa.

RESULTADOS:

O projeto de extensão foi selecionado no proext 2009/2010, e o acompanhamento ponduroestatural das crianças matriculadas na creche e na escola do ICP, permite avaliar o desenvolvimento das mesmas de acordo com a faixa etária, colaborando no diagnóstico de casos de desnutrição ou obesidade infantil pela professora Sônia Middleton, logo, são dadas as devidas orientações a pais e educadores, ou em casos extremos, a criança pode ser encaminhada a internação hospitalar. Faz-se assim, de suma importância que os acadêmicos continuem pesando e medindo as crianças semestralmente para detectar precocemente algum problema, e levá-las até a consulta médica. Pode-se perceber também que os funcionários das creches, e os pais também se sentem mais seguros ao receberem orientação sobre alimentação, higiene, importância do estímulo, e cuidados com as crianças.

O projeto de extensão promove periodicamente eventos voltados para a promoção à saúde, em que a comunidade local é convidada a participar. Oferecemos atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes de acuidade visual, além de atividades educativas voltadas à prevenção e acompanhamento das doenças prevalentes.

Ao longo de 2009 foram realizados 2519 atendimentos médicos,1215 fisioterápicos, 863 dentários e 25 pequenas cirurgias no ICP. Aproximadamente 250 crianças foram pesadas e medidas, nos dois semestres, pelos bolsistas e voluntários do projeto.

CONCLUSÕES:

 Participar do projeto proporciona grande crescimento, e faz-se notório a importância do fortalecimento de equipes multidisciplinares já que há integração entre acadêmicos de enfermagem, medicina, e nutrição. É a nossa oportunidade de ajudar a comunidade, e de aproximá-la da universidade, socializando e exercitando nosso conhecimento, unindo perfeitamente teoria e prática. É uma troca de experiências entre alunos, professora, e população, que nos conscientiza de nossa cidadania, derruba preconceitos, e contribue na formação de profissionais de saúde conscientes da sua influência social.  Durante este processo foi possível identificar algumas crianças com o crescimento e/ou desenvolvimento deficitário, e que este problema poderia ser evitado ou amenizado se houvesse também no local, uma consulta de enfermagem atuante junto às crianças, pois isto abrangeria educação para saúde, implicando na construção de uma prática de saúde com relações de proximidade, acolhimento, interação facilitadora e superação de dificuldades e ações educativas efetivas, trazendo a mãe e a família para o processo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação: referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.

Descritores em Ciências da Saúde. Disponível em: < http://decs.bvs.br/ > Acesso em: 26/08/2010.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 24 v.

MIDDLETON, Sônia Regina. Atenção Básica em Saúde nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia. Rio de Janeiro. IN: PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS. PROEXT 2009 – MEC/ SESu, 2009, Brasília: MEC/SESu, 2009.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-14

Como Citar

1.
Barbosa JDS, Middleton SR. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DO INSTITUTO CENTRAL DO POVO – ICP. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de dezembro de 2010 [citado 27º de dezembro de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1080

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics