Perceptions of educators to the papanicolau interlated to body issues / Percepções de educadoras ao Papanicolau entrelaçadas às questões de corpo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11074Palavras-chave:
Saúde da mulher, Papanicolau, Educação, CorpoResumo
Objetivo: apreender as percepções ao Papanicolau associadas às questões de corpo. Método: qualitativo, exploratório e descritivo realizado com 18 educadoras após aprovação pelo Comitê de Ética, parecer nº 4.048.369. Empregou-se o recurso gráfico, juntamente, à entrevista semi-estruturada, tratados pela análise semiológica de imagem e pela análise temática de conteúdo. Resultados: as educadoras conhecem a importância do exame, mas apresentaram superficialidade sobre o objetivo e materiais utilizados, além de sentimentos negativos. A relação do exame com o corpo traz o entrelace de uma realidade que é imensurável. Conclusão: assim, sob uma perspectiva reducionista percebe-se que um corpo que fala é silenciado pelas dimensões de descuido e não de cuidado em saúde.
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