Guiding instrument analysis: contributions to realística simulation in healthcare / Análise de instrumento orientador: contribuições para a simulação realística em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11272

Palavras-chave:

Exercício de simulação, Educação em Enfermagem, Instituições de ensino superior

Resumo

Objetivo: analisar um instrumento orientador para a Simulação Realística em Saúde utilizado por uma Instituição de Ensino Superior. Método: estudo descritivo, qualitativo com participação de 23 profissionais com Graduação na área da saúde e experiência em simulação realística. A coleta de dados, via questionário on-line, ocorreu no período de março a junho de 2020. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: o instrumento contempla as etapas necessárias para o cotidiano do ensino em simulação. A categoria "Itens imprescindíveis para o planejamento da simulação” engloba: preparo do cenário simulado; atuação dos docentes/facilitadores no briefing e no desenvolvimento do cenário simulado; atuação dos docentes/facilitadores no debriefing; e avaliação da simulação. Conclusão: o desenvolvimento desta pesquisa possibilitou adequação das dimensões do Isimula favorecendo clareza às etapas necessárias à simulação e contribui para apoiar docentes/facilitadores no planejamento, desenvolvimento e avaliação da simulação, em diferentes contextos de atenção à saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica França Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Bolsista PIBIC/ CNPq na área de Simulação Realística em Saúde. Participante do grupo de pesquisa Enfermagem e a Saúde da População da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Voluntária do projeto de extensão ComSaúde. Voluntária de iniciação científica na àrea de estratégias de comunicação em enfermagem. Foi bolsista IC - UNIRIO (2019-2021). Foi bolsista-estagiário do Projeto institucional EducArte (2019). Foi monitora voluntária no curso de extensão "Tanatologia e subjetividade: um estudo da morte na área da saúde" (2018).

Renata Flavia Abreu da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Université Laval (em curso), Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014), Mestre em Enfermagem - UNIRIO (2008), Especialista em Enfermagem Intensivista ABENTI/AMIB (2018), Especialista nos Moldes de Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica com Ênfase em Cardiologia - UNIRIO/Instituto Nacional de Cardiologia (2004), Graduada em Enfermagem - UERJ (2002). Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) - UNIRIO. Atua na Graduação e na Pós-graduação nos Moldes de Residência em Enfermagem, no Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, no Mestrado Acadêmico em Enfermagem e no Doutorado em Enfermagem e Biociências. Grupos de Pesquisa: Enfermagem e a Saúde da População e LABOR-ENF. Membro da SOBRASP. Membro da ABENTI/AMIB. Membro da SOCESP. Diretora de Educação em Enfermagem ABEn RJ. Descritores/palavras-chave: Enfermagem Cardiovascular; Mobilização; Paciente Crítico; Segurança do Paciente; Qualidade do Cuidado; Simulação Realística em Saúde; Psicometria.

Vanessa de Almeida Ferreira Correa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Referências

Yamane MT, Machado VK, Osternack KT, Mello RG. Simulação realística como ferramenta de ensino na saúde: uma revisão integrativa. Rev. Espaço para a Saúde [Internet]. 2019 [citado em 28 Jul 2021]; 20(1): 87-107, Julho, 2019. Disponível em: http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/651.

KANEKO RMU, LOPES MHBM. Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?*. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2019 [citado em 28 Jul 2021]; 53:e03453. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342019000100602&lng=en.

Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca AS, Pedersoli CE, Miranda FBG et al . Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2017 [citado em 28 Jul 2021]; 51:e03218. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/BQr7hRjtgCwF3c9BsDR7Wtq/?lang=pt.

CARNEIRO KKC, MORAES FILHO IM, SANTOS OP, ARANTES AA, FÉLIS KC, GUILHERME IS. Simulação realística como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de enfermagem. REVISA [Internet]. 2019 [citado em 28 Jul 2021]; 8 (3):273-84. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v8.n3.p273a284.

INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: simulationSM simulation design. Clin Simul Nurs [Internet]. 2016 [cited in 2021 Jul 28]; 12(5 Suppl):S5-S12. Available from: https://www.inacsl.org/INACSL/document-server/?cfp=INACSL/assets/File/public/standards/SOBPEnglishCombo.pdf.

Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira Junior GA, Almeida RGS, Pedersoli CE. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2017 [citado em 28 Jul 2021]; 25:e2916. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692017000100604&lng=en.

Bortolato-Major C, Mantovani MF, Felix JVC, Boostel R, Silva ATM, Caravaca-Morera JA. Avaliação do debriefing na simulação clínica em enfermagem: um estudo transversal. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. Jun. 2019 [citado em 28 Jul 2021]; 72(3):788-794. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000300788&lng=en.

Garbuio DC, Oliveira ARS, Kameo SY, Melo ES, Dalri MCB, Carvalho EC. Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário. Rev enferm UFPE on line. [Internet]. Ago. 2016 [citado em 28 Jul 2021]; 10(8):3149-55. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11388.

Vinuto JA. amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temat. [Internet]. 2014 [citado em 28 Jul 2021]; 22(44):203-220. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977.

OLIVEIRA, DC. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. enferm. UERJ, [Internet]. 2008 [citado em 28 Jul 2021]; 16 (4):569-576. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p.

Tyerman J, Luctkar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch, E. A systematic

review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clinical Simulation in Nursing [Internet]. Fev. 2019 [cited in 2021 Jul 28]; 27: 12-25. Available from: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(18)30202-0/abstract.

Fonseca LMM, Monteiro JCS, Aredes NDA, Bueno JV, Domingues AN, Coutinho VRD, Baptista RCN. Interdisciplinary simulation scenario in nursing education: Humanized childbirth and birth. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2020 [cited in 2021 Jul 28]; 28:e3286. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100349&lng=en.

Groom JA, Henderson D, Sittner BJ. NLN/Jeffries Simulation Framework State of the Science Project: Simulation Design Characteristics. Clinical Simulation in Nursing. [Internet]. 2014 [cited in 2021 Jul 28]; 10(7):337-44. Available from: http://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(13)00036-4/pdf#/article/S1876-1399(13)00036-4/fulltext?mobileUi=1.

Góes FSN, Jackman D. Development of an instructor guide tool: ‘Three Stages of Holistic Debriefing’. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet] 2020 [cited in 2021 Jul 28]; 28:e3229. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100301&lng=en

Reiersona IA, Haukedal TA, Bjørk IT. Structured debriefing: What difference does it make?. Nurse Education in Practice [Internet]. 2017 [cited in 2021 Jul 28]; 25:104-110. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595316301597.

Palaganas JC, Fey M, Simon R. Structured debriefing in simulation-based education. AACN Adv Crit Care [Internet]. 2016 [cited in 2021 Jul 28]; 27(1):78-85. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26909457/.

Eppich W, Cheng A. Promoting Excellence and Reflective Learning in Simulation (PEARLS): Development and Rationale for a Blended Approach to Health Care Simulation Debriefing. Simulation in Healthcare [Internet]. Abr. 2015 [cited in 2021 Jul 28]; 10(2):106-115. Available from: https://journals.lww.com/simulationinhealthcare/Fulltext/2015/04000/Promoting_Excellence_and_Reflective_Learning_in.7.aspx.

Vilarinho JOV, Felix JVC, Kalinke LP, Mazzo A, Lopes Neto FDN, Boostel R et al. Validação psicométrica do instrumento Creighton para avaliação de competências clínicas em simulação. Acta paul. enferm. [Internet]. 2020 [citado em 28 Jul 2021]; 33: eAPE20200314. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100476&lng=p.

Corrêa VAF, Silva RF, Pereira JF. Isimula - Instrumento orientador para a Simulação Realística em Saúde. Brasil: Portal educapes, 2021 [citado em 28 Jul 2021]. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601279.

Publicado

2024-01-08 — Atualizado em 2024-01-12

Versões

Como Citar

1.
França Pereira J, Abreu da Silva RF, de Almeida Ferreira Correa V. Guiding instrument analysis: contributions to realística simulation in healthcare / Análise de instrumento orientador: contribuições para a simulação realística em saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de janeiro de 2024 [citado 27º de abril de 2024];16:e-11272. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11272

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics