Guiding instrument analysis: contributions to realística simulation in healthcare / Análise de instrumento orientador: contribuições para a simulação realística em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11272

Palavras-chave:

Exercício de simulação, Educação em Enfermagem, Instituições de ensino superior

Resumo

Objetivo: analisar um instrumento orientador para a Simulação Realística em Saúde utilizado por uma Instituição de Ensino Superior. Método: estudo descritivo, qualitativo com participação de 23 profissionais com Graduação na área da saúde e experiência em simulação realística. A coleta de dados, via questionário on-line, ocorreu no período de março a junho de 2020. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: o instrumento contempla as etapas necessárias para o cotidiano do ensino em simulação. A categoria "Itens imprescindíveis para o planejamento da simulação” engloba: preparo do cenário simulado; atuação dos docentes/facilitadores no briefing e no desenvolvimento do cenário simulado; atuação dos docentes/facilitadores no debriefing; e avaliação da simulação. Conclusão: o desenvolvimento desta pesquisa possibilitou adequação das dimensões do Isimula favorecendo clareza às etapas necessárias à simulação e contribui para apoiar docentes/facilitadores no planejamento, desenvolvimento e avaliação da simulação, em diferentes contextos de atenção à saúde.

 

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Biografia do Autor

Jessica França Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Bolsista PIBIC/ CNPq na área de Simulação Realística em Saúde. Participante do grupo de pesquisa Enfermagem e a Saúde da População da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Voluntária do projeto de extensão ComSaúde. Voluntária de iniciação científica na àrea de estratégias de comunicação em enfermagem. Foi bolsista IC - UNIRIO (2019-2021). Foi bolsista-estagiário do Projeto institucional EducArte (2019). Foi monitora voluntária no curso de extensão "Tanatologia e subjetividade: um estudo da morte na área da saúde" (2018).

Renata Flavia Abreu da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Université Laval (em curso), Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014), Mestre em Enfermagem - UNIRIO (2008), Especialista em Enfermagem Intensivista ABENTI/AMIB (2018), Especialista nos Moldes de Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica com Ênfase em Cardiologia - UNIRIO/Instituto Nacional de Cardiologia (2004), Graduada em Enfermagem - UERJ (2002). Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) - UNIRIO. Atua na Graduação e na Pós-graduação nos Moldes de Residência em Enfermagem, no Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, no Mestrado Acadêmico em Enfermagem e no Doutorado em Enfermagem e Biociências. Grupos de Pesquisa: Enfermagem e a Saúde da População e LABOR-ENF. Membro da SOBRASP. Membro da ABENTI/AMIB. Membro da SOCESP. Diretora de Educação em Enfermagem ABEn RJ. Descritores/palavras-chave: Enfermagem Cardiovascular; Mobilização; Paciente Crítico; Segurança do Paciente; Qualidade do Cuidado; Simulação Realística em Saúde; Psicometria.

Vanessa de Almeida Ferreira Correa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

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Publicado

2024-01-08 — Atualizado em 2024-01-12

Versões

Como Citar

1.
França Pereira J, Abreu da Silva RF, de Almeida Ferreira Correa V. Guiding instrument analysis: contributions to realística simulation in healthcare / Análise de instrumento orientador: contribuições para a simulação realística em saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de janeiro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];16:e-11272. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11272

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics