Conduct of nursing technician in primary health care: integrative review / Condutas do técnico em enfermagem na atenção primária à saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11462Palabras clave:
Técnicos de enfermagem, Atenção primária à saúde, Cuidados de enfermagemResumen
Objetivo: enumerar las conductas de los técnicos de enfermería en la atención primaria de salud a partir de una revisión de la literatura. Método: se trata de una revisión integradora realizada entre abril y agosto de 2021, en la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), Scielo y Pubmed / Medline, con una muestra de 102 artículos. Resultados: se destaca el rol del técnico de enfermería en las categorías: educación en salud, gestión interdisciplinaria, comunidad, integralidad y acciones prácticas en salud, con su comportamiento basado en grupos de apoyo, percepción de riesgo, participación en un programa de salud en la escuela, búsqueda activa , humanización, registros, heridas, medicamentos, constantes vitales, entre otros. Conclusión: divulgar, conocer, profundizar y mejorar el comportamiento del técnico de enfermería es necesario para el cuidado basado en la evidencia, brindando mayor visibilidad y valoración de esta categoría profesional. Es de destacar que este artículo es pionero en el tema, de gran índole para la enfermería y puede ser utilizado por directivos, profesionales y docentes.
Descargas
Citas
Brasil. Portaria nº 2436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde(SUS). Diário Oficial da União, Brasília. 2017.
Brasil. Lei nº 7498, de 25 de julho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília.1986.
Ministério da Saúde(BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [acesso em 10 de abril 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/implantacao_redes_atencao_saude_sas.pdf.
Urquhart C, Currell R, Grant MJ, Hardiker NR. Nursing record systems: effects on nursing practice and healthcare outcomes. Cochrane Database Of Systematic Reviews.[Internet]. 2018 [cited 2021 maio 10]; 5(5):1-4. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19160206/.
Tasca R, Massuda A, Carvalho WM, Buchweitz C, Harzheim E. Recomendações para o fortalecimento da atenção primária à saúde no Brasil. Rev Panam Salud Pública. [Internet]. 2020 [acesso em 10 de abril 2021]; 44:1-8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6943881/.
Farley JE, Stewart J, Kub J,Cumpsty-fowler C, Lowensen K, Becker K. Development of The Johns Hopkins University School of Nursing Adult/Geriatric Primary Care Nurse Practitioner Program in HIV Prevention, Treatment, and Care. Journal Of The Association Of Nurses In Aids Care.[Internet]. 2016 [cited 2021 maio 15]; 27(3):223-33. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.jana.2015.12.006.
Bernardes LPRMB, Nunes EMGT. Nursing practice environment in Primary Health Care: a scoping review. Rev Bras Enferm.[Internet]. 2020 [cited 2021 maio 15]; 73(6): e20190479. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0479.
Ferreira SRS, Périco LAD, Dias VRFG. The complexity of the work of nurses in Primary Health Care. Rev. Bras. Enferm.[Internet]. 2018 [cited 2021 maio 15]; 71(Suppl 1): 704-709. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0471.
Galvão TF, Pansani TSA, Harrad D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: a recomendação Prisma. Epidemiol Serv Saúde.[Internet]. 2015 [acesso em 15 de maio 2021]; 24(2):335-342. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017.
Page MJ, Mckenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The Prisma 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ.[Internet].2021[cited 2021 maio 10];372(71). Available from: https://doi.org/10.1136/bmj.n71.
Silva GA, Otta E. Revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais em Psicologia. Rev Costarricense de Psicología.[Internet]. 2014 [acesso em 10 de maio 2021]; 33(2):137-153. Disponível em: http://rcps-cr.org/wp-content/themes/rcps/descargas/2014/2/0-RCP-Vol.33-No2.pdf.
Serradilha AFZ, Duarte MTC, Tonete VLP. Health promotion by nursing technicians from the nurses’ perspective. Rev. Bras. Enferm.[Internet]. 2019 [cited 2021 maio 10]; 72(4): 979-987. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0552.
Medeiros RHA. O ensino de promoção e educação em saúde para sanitaristas. Interface Comunicação, Saúde, Educação.[Internet]. 2018 [acesso em 10 de maio 2021];22(65): 609-620. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0003.
Paudarco LS, Souza DT, Virgens AC, Souza CL, Silva ES, Magalhães DL. Educação como ferramenta de promoção da saúde na estratégia de saúde da família. Atas de Saúde Ambiental.[Internet]. 2020[acesso em 15 de maio 2021]; 8(1): 93-109. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/2234/1551.
Souza MS, Machado JMH, Fenner ALD, Lima ASG, Knierim GS, Corrêa VS. Educação, promoção e vigilância em saúde: integração entre saberes e práticas com movimentos sociais camponeses. Com Ciências Saúde [Internet]. 2017 [acesso em 20 de maio 2021]; 28(2):168-177. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40520/2/ve_Maria_Souza_etal.pdf.
Brasil. Portaria Ministério da Saúde nº 3.566 de 19 de dezembro de 2019. Fixa o quantitativo de equipes de Saúde de Família e equipe Saúde Bucal composta por profissionais com carga horária individual de 40 horas semanais e estabelece regra transitória para às equipes de Saúde da Família com as tipologias I, II, III, IV e V. Diário Oficial da União, Brasília; 2019.
Thofehrn MB, Fernandes HN, Porto AR, Sena CA, Borel MGC, Amestoy SC, et al. Relações interpessoais na equipe de enfermagem: fatores para formação de vínculos profissionais saudáveis. ReTEP.[Internet] 2018 [acesso em 25 de maio 2021];10(4):3-11. Disponível em: http://www.coren-ce.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Rela%C3%A7%C3%B5es-interpessoais-na-equipe-de-enfermagem-fatores-para-forma%C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%ADnculos-profissionais-saud%C3%A1veis.pdf .
Peruzzo HE, Bega AG, Lopes APAT, Haddad MCFl, Peres AM, Marcon SS. The challenges of teamwork in the family health strategy. Esc Anna Nery. [Internet]. 2018 [cited 2021 maio 30]; 22(4):1-8. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0372.
Lima AMV, Peduzzi M. Caracterização das ações da enfermagem na atenção primária à saúde para o trabalho em equipe e prática colaborativa interprofissional. Manag Prim Health Care.[Internet]. 2018 [acesso em 30 maio 2021]; 8(3): 32-33. Disponível em: https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.645.
Pereira LL, Santos LMP. Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará. Argumentum. [Internet]. 2018 [acesso 10 jun 2021]; 10(2):203-219. Disponível em: https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.18737 .
Cott MP, Bautista MGF, Mann S, Devaughn-Bradley S, Mcfarland N. SOARING: a residency program for unlicensed assistive personnel. Nurses Prof Dev.[Internet]. 2020 [cited 2021 10 jul];36(6): 321-327. Available from: http://dx.doi.org/10.1097/nnd.0000000000000688.
Backes DS, Haag BK, Vasconcelos J, Dalcian CB, Backes MTS, Lomba L. Nursing students in the community: entrepreneurial strategy and proponent of changes. Rev. Bras. Enferm.[Internet].2018[cited 2021 10 jul];71(4):1799-1804. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0382.
Tavares EAO, Pinheiro MTSF, José HMG. Community intervention in the Nursing education: experience report. Rev. Bras. Enferm.[Internet]. 2018[cited 2021 15 jul];71(4):1774-1778. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0351.
Fillipovich SJ, Dilgard JW, Conrad SP, Moore CB, Hefley JB. Training Program for Ultrasound-Guided Intravenous Catheter Insertion. Military Medicine.[Internet] 2021[cited 2021 20 jul]; usab176. Available from: https://doi.org/10.1093/milmed/usab176 .
Castillo LO, Lopez-Diaz L. Competencia cultural de enfermeras en salud pública con población indígena. Av.enferm. [Internet]. 2019[citado em 11 jul 2021]; 37(1):9-18. Disponible en: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v37n1.68513.
Kalaldeh-Al M, Amro N, Qtait M, Alawawi A. Barriers to effective nurse-patiente communication in the emergency department. Emerg Nurse. [Internet].2020[cited 2021 jul 22];28(3):29-35. Available from: 10.7748/en.2020.e1969.
Domingues F, Pinto FS, Pereira VM. Grupo de gestantes na atenção básica: espaço para construção do conhecimento e experiências na gestação. Rev Fac Ciênc Méd Sorocaba. 2018.[Internet]. 2018[acesso em 25 jul 2021]; 20(3):150-4. Disponível em: 10.23925/1984-4840.2018v20i3a6.
Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN 514/2016. Guia de Recomendações para registro de enfermagem no prontuário do paciente e outros documentos de enfermagem. 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.












