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Online courses on breastfeeding as a strategy to improve the quality of care: a scoping review / Cursos online sobre aleitamento materno como estratégia para melhoria da qualidade assistencial: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12057

Palavras-chave:

Aleitamento materno; Lactação; Ensino a distância; Pessoal de saúde; Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica sobre cursos online sobre aleitamento materno como estratégia para melhoria da qualidade assistencial. Métodos: Revisão de escopo, baseada no método proposto pelo Joanna Briggs Institute. As bases eletrônicas de dados utilizadas foram: PubMed; LILACS; CINAHL; SCOPUS; Web of Science; BDENF e EMBASE, publicados de 2015 a 2020. Resultados: De um total de 961 resumos, 15 artigos foram selecionados e lidos na íntegra, com inclusão de 9. As publicações ocorreram entre 2011 e 2020, com amostras entre 54 a 26.009 participantes. Em apenas 5 estudos (55,6%) utilizou-se algum método de avaliação da aprendizagem e a estratégia mais usada foi a aplicação de pré e pós teste. Conclusão: A escassez de estudos a respeito de cursos online sobre aleitamento materno para melhoria da qualidade assistencial evidencia uma lacuna de conhecimento sobre o tema. Também se constatou a necessidade de melhorar a descrição metodológica dos estudos publicados.

 

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Biografia do Autor

Júlia Marcuz, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira, mestre em Enfermagem.

Júlia Domiciana Franco de Campos, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Campinas, Especialista em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, Mestranda da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP-Brasil.

Beatriz Pera de Almeida Hamasaki, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Doutoranda na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Talita Lima Corrêa de Pinho, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira pela Universidade Estadual de Campinas.

Elenice Valentim Carmona, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutorado em Enfermagem Neonatal pela University of Texas. Professora Associada do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) - UNICAMP.

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Publicado

2023-05-27

Versões

Como Citar

1.
Marcuz J, Domiciana Franco de Campos J, Pera de Almeida Hamasaki B, Lima Corrêa de Pinho T, Valentim Carmona E. Online courses on breastfeeding as a strategy to improve the quality of care: a scoping review / Cursos online sobre aleitamento materno como estratégia para melhoria da qualidade assistencial: revisão de escopo. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de maio de 2023 [citado 15º de novembro de 2024];15:e-12057. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12057

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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