Online courses on breastfeeding as a strategy to improve the quality of care: a scoping review / Cursos online sobre aleitamento materno como estratégia para melhoria da qualidade assistencial: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12057Palavras-chave:
Aleitamento materno; Lactação; Ensino a distância; Pessoal de saúde; Tecnologia Educacional.Resumo
Objetivo: analisar a produção científica sobre cursos online sobre aleitamento materno como estratégia para melhoria da qualidade assistencial. Métodos: Revisão de escopo, baseada no método proposto pelo Joanna Briggs Institute. As bases eletrônicas de dados utilizadas foram: PubMed; LILACS; CINAHL; SCOPUS; Web of Science; BDENF e EMBASE, publicados de 2015 a 2020. Resultados: De um total de 961 resumos, 15 artigos foram selecionados e lidos na íntegra, com inclusão de 9. As publicações ocorreram entre 2011 e 2020, com amostras entre 54 a 26.009 participantes. Em apenas 5 estudos (55,6%) utilizou-se algum método de avaliação da aprendizagem e a estratégia mais usada foi a aplicação de pré e pós teste. Conclusão: A escassez de estudos a respeito de cursos online sobre aleitamento materno para melhoria da qualidade assistencial evidencia uma lacuna de conhecimento sobre o tema. Também se constatou a necessidade de melhorar a descrição metodológica dos estudos publicados.
Downloads
Referências
World Health Organization (WHO). Essential nutrition actions: improving maternal, newborn, infant and young child health and nutrition. [Internet]. 2013 [cited 2021 jul 20]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/84409/9789241505550_eng.pdf;jsessionid=F56F66DFEBBE872F38A9B1CAC9F016D5?sequence=1.
Victora CG, Bahl R, Barros AJD, França GVA, Horton S, Krasevec J, et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet. [Internet]. 2016 [cited 2021 jul 20];387(10017). Avalilable from: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(15)01024-7
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – ENANI-2019: resultados preliminares: indicadores de aleitamento materno no Brasil. [Internet]. Rio de Janeiro: UFRJ; 2020 [acesso em 20 de julho de 2021]. Disponível em: https://enani.nutricao.ufrj.br/index.php/relatorios/.
Wouk K, Tully KP, Labbok MH. Systematic review of evidence for baby-friendly hospital initiative step 3: prenatal breastfeeding education. J. Hum. Lact. [Internet]. 2017 [cited 2021 jul 20];33(1). Available from: http://dx.doi.org/10.1177/0890334416679618
Costa BCP, Veiga EV, Santos CA, Costa JC, Fava SMCL, Resck ZMR. Technology in health and its influence on nursing education. R. pesq.: cuid. fundam. Online. [Internet]. 2021 [cited 2021 jul 20];13. Available from: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8534
Cherrez-Ojeda I, Vanegas E, Felix M, MataVL, Jiménez FM, Sanchez M, et al. Frequency of use, perceptions and barriers of information and communication technologies among Latin American physicians: an ecuadorian cross-sectional study. J. Multidiscip. Healthc. [Internet]. 2020 [cited 2021 jul 10];13. Available from: https://doi.org/10.2147/JMDH.S246253
Ministério da Saúde (BR). Portaria MS/GM n. 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União 4 fev 2020; Seção 1.
Cunha ICKO, Erdmann AL, Balsanelli AP, Cunha CLF, Lopes Neto D, Ximenes Neto FRG, et al. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de universidades federais frente à COVID-19. Enferm. Foco. [Internet]. 2020 [citado em 12 de julho de 2021];11(1):48-57. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4115/802.
Salvador PTCdO, Bezerril MdS, Mariz CMS, Fernandes MID, Martins JCA, Santos VEP. Virtual learning object and environment: a concept analysis. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 [cited 2021 jul 10];70(3). Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0123
Borim BC, Croti UA, Silveira PC, Marchi CH, Moscardini AC, Hickey P, et al. Development and evaluation of a continuing education program for nursing technicians at a pediatric cardiac intensive care unit in a developing country. World. J. Pediatr. Congenit. Heart. Surg. [Internet]. 2017 [cited 2021 jul 10];8(6). Available from: https://doi.org/10.1177/2150135117731724
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, Editors. Joanna Briggs Institute reviewer's manual [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2021 jul 10]. Available from https://nursing.lsuhsc.edu/JBI/docs/ReviewersManuals/Scoping-.pdf.
Munn Z, Peters MDJ, Stern C, Tufanaru C, McArthur A, Aromataris E. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC. Med. Res. Methodol. [Internet]. 2018 Nov 19 [cited 2021 jul 10];18(1):143. Available from: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMAScR): Checklist and Explanation. Ann. Intern. Med. [Internet]. 2018 [cited 2021 jul 10];169. Available from: https://doi.org/10.7326/M18-0850.
Ministério da Saúde (BR). Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
O'Connor ME, Brown EW, Lewin LO. An internet-based education program improves breastfeeding knowledge of maternal-child healthcare providers. Breastfeed. Med. [Internet]. 2011 [cited 2021 jul 10];6(6). Available from: https://doi.org/10.1089/bfm.2010.0061.
Lewin LO, O’Connor ME. “BreastfeedingBasics”: web-based education that meets current knowledge competencies. J. Hum. Lact. [Internet]. 2012 [cited 2021 jul 20];28(3). Available from: https://doi.org/10.1177/0890334411435990
Edwards RA, Colchamiro R, Tolan E, Browne S, Foley M, Jenkins L, et al. Online continuing education for expanding clinicians' roles in breastfeeding support. J. Hum. Lact. [Internet]. 2015 [cited 2021 jul 20]; 31(4). Available from: https://doi.org/10.1177/0890334415585977
Bixby C, Baker-Fox C, Deming C, Dhar V, Steele C. A multidisciplinary quality improvement approach increases breastmilk availability at discharge from the neonatal intensive care unit for the very-low-birth-weight infant. Breastfeed. Med. [Internet]. 2016 [cited 2021 Jul 10];11(2). Available from: https://doi.org/10.1089/bfm.2015.0141
Watkins AL, Dodgson JE, McClain DB. Online lactation education for healthcare providers: a theoretical approach to understanding learning outcomes. J. Hum. Lact. [Internet]. 2017 [cited 2021 jul 20];33(4). Available from: https://doi.org/10.1177/0890334417724348
Colaceci S, Giusti A, Chapin EM, Bettinelli ME, De Angelis A, Zambri F, et al. E-learning to improve healthcare professionals' attitudes and practices on breastfeeding. Breastfeed. Med. [Internet]. 2017 [cited 2021 jul 15];12(10). Available from: https://doi.org/10.1089/bfm.2017.0060
Freitas L, Costa L, Costa A, Avelino C, Ribeiro P, Goyatá S. Avaliação do curso online na educação permanente sobre aleitamento materno para enfermeiros. Rev. Enferm. UFSM. [Internet]. 2018 [acesso em 10 de julho de 2021];8(1). Disponível em: https://doi.org/10.5902/2179769225925
Colaceci S, Zambri F, D’Amore C, De Angelis A, Rasi F, Pucciarelli G, et al. Long-term effectiveness of an e-learning program in improving health care professionals’ attitudes and practices on breastfeeding: a 1-year follow-up study. Breastfeed. Med. [Internet]. 2020 [cited 2021 jul 20];15(4). Available from: https://doi.org/10.1089/bfm.2019.0203
Vilar-Compte M, Pérez-Escamilla R, Moncada M, Flores D. How much can Mexican healthcare providers learn about breastfeeding through a semi-virtual training? A propensity score matching analysis. Int. Breastfeed. J. [Internet]. 2020 [cited 2021 jul 10];15(1). Available from: https://doi.org/10.1186/s13006-020-00297-6
Tobase L, Peres HHC, Almeida DMd, Tomazini EAS, Ramos MB, Polastri TF. Instructional design in the development of an online course on Basic Life Support. Rev. Esc. Enferm. USP. [Internet]. 2017 [cited 2022 jul 10];51. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016043303288
Silva FFF, Costa T, Peres HHC, Duarte ED, Castral TC, Bueno M. Avaliação por especialistas do curso online “Programa de Avaliação da Dor Neonatal”. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [acesso em 20 de julho de 2022];73(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0392
Melo ECAd, Enders BC, Basto ML. Plataforma PEnsinar®: a learning tool for teaching the nursing process. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2022 jul 15];71(4). Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0411
van Goudoever JB, Spatz DL, Hoban R, Dumitriu D, Gyamfi-Bannerman C, Berns M, et al. Updating clinical practices to promote and protect human milk and breastfeeding in a Covid-19 era. Front. Pediatr. [Internet]. 2022 [cited 2022 jul 10];10. Available from: https://doi.org/10.3389/fped.2022.867540
Lima VV. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface (Botucatu). [Internet]. 2017 [cited 2022 jul 10];21(61). Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316
Ferreira CA. Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Educ. Rev. [Internet]. 2018 [acesso em 10 de julho de 2022];34(70). Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57563
Lefroy J, Watling C, Teunissen PW, Brand P. Guidelines on feedback for clinical education: the dos, don’ts, and don’t knows of feedback for clinical education. Perspect. Med. Educ. [Internet]. 2015 [cited 2022 jul 10];4(6). Available from: https://doi.org/10.1007/s40037-015-0231-7
AA, Win KT, Meedya S. Effectiveness of internet-based electronic technology interventions on breastfeeding outcomes: systematic review. J. Med. Internet. Res. [Internet]. 2020 [cited 2022 jul 10];22(5). Available from: https://doi.org/10.2196/17361
Landeiro MJS, Peres HHC, Martins TV. Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2017 [acesso em 10 de julho de 22];19. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v19.38115
Griffin LB, López JD, Ranney ML, Macones GA, Cahill AG, Lewkowitz AK. Effect of novel breastfeeding smartphone applications on breastfeeding rates. Breastfeed. Med. [Internet]. 2021;16(8). Availale from: http://dx.doi.org/10.1089/bfm.2021.0012
Campos GHB, Martins I, Nunes BP. Instrumento para a avaliação da qualidade de objetos de aprendizagem [Internet]. Rio de Janeiro: PUC Rio; 2008 [acesso em 10 de julho de 2022]. Disponível em: https://docplayer.com.br/39882342-Instrumento-para-a-avaliacao-da-qualidade-de-objetos-de-aprendizagem-perspectiva-do-usuario.html.
Publicado
Versões
- 2023-06-30 (2)
- 2023-05-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.