Educational actions as a possibility in the empowerment of adolescents about depression / Ações educativas como possibilidade no empoderamento de adolescentes acerca da depressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12111

Palavras-chave:

Educação da população, Adolescentes, Depressão, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: compreender como propostas de educação em saúde podem contribuir para o conhecimento e atitudes dos adolescentes frente a depressão. Método: trata-se do recorte de um trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2018, fundamentado no método da pesquisa-ação e analisado por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: após realização do diagnóstico situacional foi possível realizar o planejamento e execução de três encontros para realização de ações educativas com uso de dinâmicas e metodologias que proporcionaram a participação dos jovens, bem como o diálogo do grupo e a construção de conhecimentos relacionados a depressão. Considerações finais: os atos educativos apresentaram-se positivos como oportunidade para a autonomia de adolescentes acerca da depressão, mostrando o quão significativo pode ser o uso deste tipo de metodologia para a transformação de realidade e resolubilidade de problemas sociais.

 

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Biografia do Autor

Bruna Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande

Isabela Barbalho, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro da linha de pesquisa de Saúde Coletiva do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS.

Alwsca Layane Gonçalves Rolim, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Residente em Saúde da Família pelo Instinto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Izabel Patrício Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Residente de Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Agamenon Magalhães. Universidade de Pernambuco.

Joyce Wadna Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Faculdades Santa Maria (FSM), Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior pela UFCG e do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcelo Costa Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS.

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

1.
Alves B, Barbalho I, Gonçalves Rolim AL, Bezerra IP, Rodrigues de Souza JW, Costa Fernandes M. Educational actions as a possibility in the empowerment of adolescents about depression / Ações educativas como possibilidade no empoderamento de adolescentes acerca da depressão. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de agosto de 2023 [citado 22º de julho de 2024];15:e-12111. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12111

Edição

Seção

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