Educational actions as a possibility in the empowerment of adolescents about depression / Ações educativas como possibilidade no empoderamento de adolescentes acerca da depressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12111

Palavras-chave:

Educação da população, Adolescentes, Depressão, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: compreender como propostas de educação em saúde podem contribuir para o conhecimento e atitudes dos adolescentes frente a depressão. Método: trata-se do recorte de um trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2018, fundamentado no método da pesquisa-ação e analisado por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: após realização do diagnóstico situacional foi possível realizar o planejamento e execução de três encontros para realização de ações educativas com uso de dinâmicas e metodologias que proporcionaram a participação dos jovens, bem como o diálogo do grupo e a construção de conhecimentos relacionados a depressão. Considerações finais: os atos educativos apresentaram-se positivos como oportunidade para a autonomia de adolescentes acerca da depressão, mostrando o quão significativo pode ser o uso deste tipo de metodologia para a transformação de realidade e resolubilidade de problemas sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande

Isabela Barbalho, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro da linha de pesquisa de Saúde Coletiva do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS.

Alwsca Layane Gonçalves Rolim, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Residente em Saúde da Família pelo Instinto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Izabel Patrício Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Residente de Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Agamenon Magalhães. Universidade de Pernambuco.

Joyce Wadna Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Faculdades Santa Maria (FSM), Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior pela UFCG e do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcelo Costa Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS.

Referências

Bento AAC, Higino MHPC, Fernandes AGO, Raminelli da Silva TC. Factors related to depressive symptoms in university students. Aquichan. 2021[Acesso em 19 Dezembro 2021];21(3):e2135. DOI: https://doi.org/10.5294/aqui.2021.21.3.5

Melo, AK, Siebra, AJM, Virginia. Depressão em Adolescentes: Revisão da Literatura e o Lugar da Pesquisa Fenomenológica. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2017, v. 37, n. 1 [Acessado 19 Dezembro 2021], pp. 18-34. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-37030001712014

Strehlow BR, Dahmer L, de Oliveira TB, Fontana RT. Percepção dos usuários sobre os grupos de educação em saúde do pet - vigilância em saúde Patients´ perception of groups on health education of pet health surveillance. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de abril de 2016 [Acesso em de dezembro de 2021];8(2):4243-54. Dispo-nível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4243

Thiollent, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18a.ed. Porto Alegre: Editora Cortez, 2011

Lefevre, Fernando e Lefevre, Ana Maria CavalcantiDiscourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto - Enferma-gem [online]. 2014, v. 23, n. 02 [Acessado 22 Dezembro 2021] , pp. 502-507. Disponí-vel em: https://doi.org/10.1590/0104-07072014000000014

Blanco e Silva F, Gondim EC, Henrique NC, Fonseca LM, Mello DF. Intervenção educati-va com mães jovens: aquisição de saberes sobre cuidados da criança. Acta Paul Enferm. 2018; 31(1):32-8.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/rPPpPwHKWJyfXjRsrHHcfft/?lang=pt

Santos, Laís Katharina da Paixão dos, Santana, Cláudia de Carvalho e Souza, Marta Va-nessa Oliveira deAções para o fortalecimento da resiliência em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, n. 10 [Acessado 27 Dezembro 2021], pp. 3933-3943. Epub 28 Set 2020. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.22312018.

Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de et al. Limites e possibilidades de um jogo online pa-ra a construção de conhecimento de adolescentes sobre a sexualidade. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2016, v. 21, n. 8 [Acessado 27 Dezembro 2021] , pp. 2383-2392. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232015218.04572016.

Silva, A. e Lellis, I., 2020. Atividades lúdicas em instituição de acolhimento: o olhar do educador / cuidador. In: Revista pedagógica, 22ª ed. Chapecó, pp.1-22. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.4986

Ferreira M, Leandro G, Fernandes M, Rolim A, Andrade M. Tecnologias educacionais no empoderamento do adolescente acerca da depressão. Revista de Enfermagem UFPE on line [Internet]. 2019 Jan 3; [Citado em 2021 Dez 27]; 13(1): 275-280. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/237881

Bomfim E, de-Araújo I, Santos A, Silva A, Vilela A, Yarid S. Atuação do enfermeiro acerca das práticas educativas na estratégia de saúde da família. Revista de Enferma-gem UFPE on line [Internet]. 2017 Jan 22; [Citado em 2021 Dez 27]; 11(3): 1398-1402. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/13982

Gonçalves GAA, Silva KVLG, Santos RL, Machado MFAS, Rebouças CBA, Silva VM. Per-cepções de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educati-vas com adolescentes. REME – Rev Min Enferm. 2020[citado em 2021 Dez 27];24:e-1273. DOI: 10.5935/1415- 2762.20200002

Monteiro Raissa Silva de Melo, Feijão Alexsandra Rodrigues, Barreto Vanessa Pinheiro, Silva Bárbara Coeli Oliveira da, Neco Klebia Karoline dos Santos, Aquino Alana Rodri-gues Guimarães de. Ações educativas sobre prevenção de HIV / AIDS entre adolescentes em escolas. Enfermería Actual de Costa Rica [Internet]. Dezembro de 2019 [citado em 18 de dezembro de 2021]; (37): 206-222. Disponível em: http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-45682019000200206&lng=en

Lacerda, Adriana Bender Moreira de et al. Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório. Audiology - Commu-nication Research. 2013, v. 18, n. 2, pp. 85-92. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/3q3GgGPvbH6kLT6z5XWjdZB/?lang=pt#

Publicado

2023-08-14

Como Citar

1.
Alves B, Barbalho I, Gonçalves Rolim AL, Bezerra IP, Rodrigues de Souza JW, Costa Fernandes M. Educational actions as a possibility in the empowerment of adolescents about depression / Ações educativas como possibilidade no empoderamento de adolescentes acerca da depressão. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de agosto de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];15:e-12111. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12111

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics