Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-09-02. Leia a versão mais recente.

Academic monitoring in nursing: perceptions of teacher-advisor and student-monitor / Monitoria acadêmica na enfermagem: percepções do docente-orientador e do discente-monitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12176

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Tutoria

Resumo

Objetivos: conhecer as concepções dos docentes-orientadores e dos discentes-monitores acerca da monitoria acadêmica; descrever as questões relacionadas ao desenvolvimento e ao preparo do discente-monitor para a monitoria acadêmica, identificando potencialidades e limitações; analisar os aspectos teórico-pedagógicos que sustentam a monitoria acadêmica. Método:  estudo descritivo, qualitativo, do tipo pesquisa de campo, realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os participantes foram 11 docentes-orientadores de monitoria e 16 discentes-monitores. A coleta de dados aconteceu por entrevistas semi-estruturadas entre junho e julho de 2021 e a análise foi temática. O trabalho obteve aprovação do Comitê de Ética. Resultados: surgiram duas categorias: percepções de docentes-orientadores e discentes-monitores sobre a monitoria acadêmica. Conclusão: discentes-monitores e docentes-orientadores compreendem a monitoria acadêmica como espaço de formação. Docentes-orientadores enfatizam o preparo de conteúdo. No entanto, alguns monitores não reconhecem tal preparo. A análise detectou a insuficiência de discussão teórico-pedagógica sobre monitoria acadêmica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaina Ramos Freire, Federal University of Rio de Janeiro

Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Residente multiprofissional do Hospital Clementino Fraga Filho.

Maria Regina, Rio de Janeiro State University

Enfermeira doutora, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Miriam Marinho Chrizostimo, Fluminense Federal University

Enfermeira pós-doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense.

Juliana Amaral Prata, Rio de Janeiro State University

Enfermeira doutora, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Lelita Xavier, Rio de Janeiro State University

Enfermeira doutora, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribution of academic tutoring for the teaching-learning process in Nursing undergraduate studies. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2018 [cited 2023 feb 19];71(Suppl 4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0736.

- Abreu TO, Spindola T, Pimentel MRAR, Xavier ML, Clos AC, Barros AS. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Rev. Enferm. UERJ (Online). [Internet]. 2014 [acesso em 19 de fevereiro 2023];22(4). Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v22n4/v22n4a12.pdf

- Santos GM, Batista SHSS. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS health sci. [Internet]. 2015 [acesso em 19 de fevereiro 2023];40(3). Disponível em: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.796.

- Nascimento FB, Barletta JB. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista Cereus. [Internet]. 2011 [acesso em 19 de fevereiro 2023];3(1). Disponível em: www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/download/57/75.

DANTAS OM. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. bras. Estud. pedagog. [Internet]. 2014 [acesso em 19 de fevereiro 2023];95(241). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386.

Botelho LV, Lourenço AEP, Lacerda MG, Wollz LEB. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS health sci. [Internet]. 2019 [cited 2023 feb 19];44(1). Disponível em: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140.

- Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.

- Ministério da Saúde (Br). Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União 13 jun 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.

- Ministério da Saúde (Br). Resolução nº. 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União 26 mai 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html.

- Pimentel MRAR, David HMSL. Critical nursing education: repercussions on state university of Rio de Janeiro. Rev. Enferm. UERJ (Online). [Internet]. 2013 [cited 2023 feb 19]; 21(2). Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/7212/5208.

- Goulart B, Barbosa L, Bracarense C, Rezende M, Vicente N, Simões A. The monitoring of health education in nursing: case report. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2017 [cited 2023 feb 19];11(7). Available from: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i7a23479p2979-2984-2017.

- Almeida RS de. Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation. Div Journ. [Internet]. 2019 [cited 2023 feb 19];4(1). Available from: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.746.

Oliveira MLC, Silva NC.Teaching training in teacher nursing in the post-graduation program: experience report. Enfermagem em Foco. [Internet]. 2012 [cited 2023 feb 19];3(3). Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2012.v3.n3.297.

Botelho LV, Lourenço AEP, Lacerda MG, Wollz LEB. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS health sci. [Internet]. 2019 [cited 2023 feb 19];44(1). Available from: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140

- Freire P. Pedagogia do oprimido. 74 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

- Gonçalves MF, Gonçalves AM, Fialho BF, Gonçalves IMF. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev. Pemo. [Internet]. 2020 [acesso em 19 de fevereiro 2023]; 3(1):e313757. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3757.

- Gifted AG. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Revista Ágora. [Internet]. 2016 [acesso em 19 de fevereiro 2023];1(2). Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/558.

- Ministério da Educação (Br). Resolução CNE/CES Nº 3/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, DF, 9 nov 2001; seção 1, p.37. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.

- Bezerra IM. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J. Hum. Growth Dev. [Internet]. 2020 [cited 2023 feb 19];30(1). Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094937

- Neves VNS, Valdegil D de A, Sabino R do N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Rev. Pemo. [Internet]. 2021 [acesso em 19 de fevereiro 2023];3(2):e325271. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271.

- Universidade do Estado do Rio de Janeiro. AEDA 34 - Institui o auxílio emergencial para inclusão digital e aquisição de material didático e mantém a bolsa permanência durante a pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro, 2020a. Disponível em: http://www.daiaie.uerj.br/wp-content/uploads/2020/07/AEDA-34-Institui-o-Auxilio-Emergencial-de-Inclusao-Digital-e-Mantem-Bolsas.pdf.

Publicado

2023-09-02

Versões

Como Citar

1.
Freire TR, Pimentel MRAR, Chrizostimo MM, Prata JA, Xavier ML. Academic monitoring in nursing: perceptions of teacher-advisor and student-monitor / Monitoria acadêmica na enfermagem: percepções do docente-orientador e do discente-monitor. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de setembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];15:e-12176. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12176

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics