Seguimiento académico en enfermería: percepciones del profesor-asesor y alumno-monitor
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12176Palabras clave:
Enfermería, Educación en Enfermería, TutoríaResumen
Objetivos: Conocer las concepciones de profesores-asesores y estudiantes-monitores sobre el seguimiento académico; Describir los temas relacionados con el desarrollo y preparación del estudiante-monitor para el seguimiento académico, identificando potencialidades y factores limitantes; Analizar los aspectos teórico-pedagógicos que sustentan el seguimiento académico. Método: Estudio descriptivo, cualitativo, de tipo investigación de campo, realizado en la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro. Los participantes fueron 11 docentes-asesores de seguimiento y 16 alumnos-monitores. La recolección de datos ocurrió a través de entrevistas semiestructuradas entre junio y julio de 2021 y el análisis fue temático. El trabajo fue aprobado por el Comité de Ética. Resultados: surgieron dos categorías: percepciones de profesores-asesores y estudiantes-monitores sobre el seguimiento académico. Conclusión: los estudiantes-monitores y los profesores-asesores entienden el seguimiento académico como un espacio de formación. Los docentes-asesores enfatizan la preparación de contenidos para que el estudiante-monitor asuma el rol. Sin embargo, algunos monitores no reconocen dicha preparación. El análisis detectó la insuficiencia de la discusión teórico-pedagógica sobre el seguimiento académico.
Descargas
Citas
Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribution of academic tutoring for the teaching-learning process in Nursing undergraduate studies. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2018 [cited 2023 feb 19];71(Suppl 4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0736.
- Abreu TO, Spindola T, Pimentel MRAR, Xavier ML, Clos AC, Barros AS. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Rev. Enferm. UERJ (Online). [Internet]. 2014 [acesso em 19 de fevereiro 2023];22(4). Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v22n4/v22n4a12.pdf
- Santos GM, Batista SHSS. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS health sci. [Internet]. 2015 [acesso em 19 de fevereiro 2023];40(3). Disponível em: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.796.
- Nascimento FB, Barletta JB. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista Cereus. [Internet]. 2011 [acesso em 19 de fevereiro 2023];3(1). Disponível em: www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/download/57/75.
DANTAS OM. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. bras. Estud. pedagog. [Internet]. 2014 [acesso em 19 de fevereiro 2023];95(241). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386.
Botelho LV, Lourenço AEP, Lacerda MG, Wollz LEB. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS health sci. [Internet]. 2019 [cited 2023 feb 19];44(1). Disponível em: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140.
- Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.
- Ministério da Saúde (Br). Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União 13 jun 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.
- Ministério da Saúde (Br). Resolução nº. 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União 26 mai 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html.
- Pimentel MRAR, David HMSL. Critical nursing education: repercussions on state university of Rio de Janeiro. Rev. Enferm. UERJ (Online). [Internet]. 2013 [cited 2023 feb 19]; 21(2). Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/7212/5208.
- Goulart B, Barbosa L, Bracarense C, Rezende M, Vicente N, Simões A. The monitoring of health education in nursing: case report. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2017 [cited 2023 feb 19];11(7). Available from: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i7a23479p2979-2984-2017.
- Almeida RS de. Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation. Div Journ. [Internet]. 2019 [cited 2023 feb 19];4(1). Available from: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.746.
Oliveira MLC, Silva NC.Teaching training in teacher nursing in the post-graduation program: experience report. Enfermagem em Foco. [Internet]. 2012 [cited 2023 feb 19];3(3). Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2012.v3.n3.297.
Botelho LV, Lourenço AEP, Lacerda MG, Wollz LEB. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS health sci. [Internet]. 2019 [cited 2023 feb 19];44(1). Available from: https://doi.org/10.7322/abcshs.v44i1.1140
- Freire P. Pedagogia do oprimido. 74 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.
- Gonçalves MF, Gonçalves AM, Fialho BF, Gonçalves IMF. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Rev. Pemo. [Internet]. 2020 [acesso em 19 de fevereiro 2023]; 3(1):e313757. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3757.
- Gifted AG. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Revista Ágora. [Internet]. 2016 [acesso em 19 de fevereiro 2023];1(2). Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/558.
- Ministério da Educação (Br). Resolução CNE/CES Nº 3/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, DF, 9 nov 2001; seção 1, p.37. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.
- Bezerra IM. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J. Hum. Growth Dev. [Internet]. 2020 [cited 2023 feb 19];30(1). Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094937
- Neves VNS, Valdegil D de A, Sabino R do N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Rev. Pemo. [Internet]. 2021 [acesso em 19 de fevereiro 2023];3(2):e325271. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271.
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro. AEDA 34 - Institui o auxílio emergencial para inclusão digital e aquisição de material didático e mantém a bolsa permanência durante a pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro, 2020a. Disponível em: http://www.daiaie.uerj.br/wp-content/uploads/2020/07/AEDA-34-Institui-o-Auxilio-Emergencial-de-Inclusao-Digital-e-Mantem-Bolsas.pdf.
Publicado
Versiones
- 2023-09-21 (2)
- 2023-09-02 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.