Osteoporosis in the Aged Woman: a tracking in the nursing’s office

Autores

  • Mirian da Costa Lindolpho Universidade Federal Fluminense
  • Thiara Joanna Peçanha da Cruz UFF
  • Beatriz Renault Baptista Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense
  • Geílsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Miriam Marinho Chrizostimo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1622-1629

Palavras-chave:

Envelhecimento, Consulta de Enfermagem, Osteoporose

Resumo

OBJETIVO: Relatar características levantadas nos históricos de enfermagem de idosas que apontam para osteoporose e risco para a mesma de um Programa de Extensão de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. RESULTADOS: Identificamos que 48 (12,4%) históricos de enfermagem de idosas possuíam registros de problemas relacionados à osteoporose, o que estimulou a construção de um projeto de extensão para prevenção de osteoporose e promoção da saúde buscando minimizar o problema. Utilizamos como estratégia, realizar consultas, distribuir folder informativo e estimular a manutenção de hábitos saudáveis. CONCLUSÃO: Este problema extrapola a individualidade para alcançar o espaço público. Uma ação isolada alcança apenas a população a que se destina, mas quando outras instituições se lançam neste cuidado contribuirão com seus clientes, o que se refletirá no bem-estar de toda sua comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiara Joanna Peçanha da Cruz, UFF

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense-RJ em 2009. Durante a graduação atuei como bolsista em projetos de extensão e iniciação científica relacionados com assistência de de enfermagem a clientela idosa, como grande foco na realização de consultas de enfermagm e oficinas terapêuticas para idosos com demência.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Lindolpho M da C, Cruz TJP da, Oliveira BRB, Sá SPC, Valente GSC, Chrizostimo MM. Osteoporosis in the Aged Woman: a tracking in the nursing’s office. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 15º de julho de 2024];6(4):1622-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1562

Edição

Seção

Experience Report

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics