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Education of ethnic-racial relations in nursing education: an analysis from the point of view of nurse-teachers / Educação das relações étncio-raciais na formação do enfermeiro: uma análise a partir da visão de enfermeiros-docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12186

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Currículo, Relações Raciais

Resumo

Objetivo: conhecer a visão de Enfermeiros-docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas sobre a educação das relações étnico-raciais no currículo de formação do Enfermeiro. Métodos: estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram 12 Enfermeiros-docentes da instituição em estudo. As entrevistas foram realizadas em ambiente virtual de março e abril de 2022. O conteúdo produzido foi transcrito na íntegra e tratado através da análise de conteúdo. A pesquisa seguiu todos os princípios éticos. Resultados: a educação das relações étnico-raciais não está no currículo do curso. Os participantes se sentem despreparados para um debate aprofundado sobre a temática. Também relatam que os entraves para a inserção no currículo estão associados à construção individual de cada docente e da sociedade brasileira. Considerações finais: Se observa a necessidade uma ampliação no debate sobre a inserção da temática no currículo do curso e sua importância para a formação do profissional enfermeiro.

 

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Biografia do Autor

Íria Ramos Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira Mestre da Enfermagem UFPel 2020, bolsista CAPES mai 2021- mai 2022. Membro do Projeto de Extensão Coletivo Hildete Bahia: Saúde e Diversidade da Faculdade de Enfermagem UFPel. Especialista em Saúde Coletiva em Estratégia Saúde da Família pela Factum (2019). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Anhanguera Educacional (2012). Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Monitora de estágio do curso de Enfermagem da Anhanguera Pelotas. Atuou como Enfermeira da UTI Geral da Santa Casa de Rio Grande, Enfermeira no Município de Arroio do Padre, durante a Pandemia de Sars Cov 2 2020-2021. Atuou também como Enfermeira de Estratégia Saúde da Família do Município de São Gabriel (2016 - 2020), como Enfermeira no Pronto Atendimento do Município de Penha/SC (2015 - 2016) e Enfermeira Assistencial do Hospital Municipal de São José do Norte (2012 - 2015) COREN/RS 278684 Registro de título 000.054.326

Adrize Rutz Porto, Universidade Federal de Pelotas

Docente na Faculdade e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência profissional na atenção básica, na gestão municipal e em hospital. Editora-chefe da Journal of Nursing and Health (JONAH). Líder do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEn), atuando com os temas: gestão, gerenciamento, trabalho e equipe, em enfermagem e saúde e práticas integrativas e complementares em saúde e colaboradora do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Atenção Domiciliar (GPMAD) no Hospital Escola, UFPel/EBSERH.

Marina Soares Mota, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), mestrado (2014) e doutorado(2017) pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem com ênfase no contexto socioambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Enfermagem em saúde mental, atendimento em estomaterapia e em urgência e emergências. Atualmente, é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas(UFPEL). Coordenadora do projeto Coletivo Hildete Bahia:Diversidade e Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA/ FURG e do Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero D?Generus/UFPEL.

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Publicado

2023-09-02

Versões

Como Citar

1.
Ramos Oliveira Íria, Rutz Porto A, Soares Mota M. Education of ethnic-racial relations in nursing education: an analysis from the point of view of nurse-teachers / Educação das relações étncio-raciais na formação do enfermeiro: uma análise a partir da visão de enfermeiros-docentes . Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de setembro de 2023 [citado 13º de novembro de 2024];15:e-12186. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12186

Edição

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Artigo Original

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