This is an outdated version published on 2023-09-02. Read the most recent version.

Education of ethnic-racial relations in nursing education: an analysis from the point of view of nurse-teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12186

Keywords:

Ensino, Enfermagem, Currículo, Relações Raciais

Abstract

Objective: to know the vision of nurse-teachers from the College of Nursing of the Federal University of Pelotas about the education of ethnic-racial relations in the nurse training curriculum. Methods: Qualitative, exploratory and descriptive study. Twelve nurse-teachers from the institution under study participated. The interviews were conducted in a virtual environment in March and April 2022. The content produced was transcribed in full and treated through content analysis. The research followed all ethical principles. Results: Education of ethnic-racial relations is not in the course curriculum. The participants feel unprepared for an in-depth debate on the theme. They also report that the obstacles for its insertion in the curriculum are associated with the individual construction of each teacher and of Brazilian society. Final considerations: It is observed that there is a need to expand the debate about the insertion of the theme in the course curriculum and its importance for the training of nursing professionals.

DESCRIPTORS: Teaching; Nursing; Curriculum; Race Relations  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Íria Ramos Oliveira, Federal University of Pelotas

Enfermeira Mestre da Enfermagem UFPel 2020, bolsista CAPES mai 2021- mai 2022. Membro do Projeto de Extensão Coletivo Hildete Bahia: Saúde e Diversidade da Faculdade de Enfermagem UFPel. Especialista em Saúde Coletiva em Estratégia Saúde da Família pela Factum (2019). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Anhanguera Educacional (2012). Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Monitora de estágio do curso de Enfermagem da Anhanguera Pelotas. Atuou como Enfermeira da UTI Geral da Santa Casa de Rio Grande, Enfermeira no Município de Arroio do Padre, durante a Pandemia de Sars Cov 2 2020-2021. Atuou também como Enfermeira de Estratégia Saúde da Família do Município de São Gabriel (2016 - 2020), como Enfermeira no Pronto Atendimento do Município de Penha/SC (2015 - 2016) e Enfermeira Assistencial do Hospital Municipal de São José do Norte (2012 - 2015) COREN/RS 278684 Registro de título 000.054.326

Adrize Rutz Porto, Federal University of Pelotas

Docente na Faculdade e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência profissional na atenção básica, na gestão municipal e em hospital. Editora-chefe da Journal of Nursing and Health (JONAH). Líder do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEn), atuando com os temas: gestão, gerenciamento, trabalho e equipe, em enfermagem e saúde e práticas integrativas e complementares em saúde e colaboradora do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Atenção Domiciliar (GPMAD) no Hospital Escola, UFPel/EBSERH.

Marina Soares Mota, Federal University of Pelotas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), mestrado (2014) e doutorado(2017) pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem com ênfase no contexto socioambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Enfermagem em saúde mental, atendimento em estomaterapia e em urgência e emergências. Atualmente, é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas(UFPEL). Coordenadora do projeto Coletivo Hildete Bahia:Diversidade e Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA/ FURG e do Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero D?Generus/UFPEL.

References

Ministério da Educação (BR). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana [Internet]. Brasília (DF); 2004. [acesso em: 27 de setembro de 2020]; Disponível em: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana — Inep (www.gov.br).

Verrangia D, Silva PBG. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa. [Internet]. 2010 [acesso em: 21 setembro de 2021]; 36 (3). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004.

Monteiro RB, Santos MPA, Araújo EM. Saúde, currículo, formação: experiências sobre raça, etnia e gênero. Interface. [Internet]. 2021; [acesso em: 06 de setembro de 2021]; 25 (e200697). Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.200697.

Rizzo TP, Fonseca ABC. Entre Diferentes e Desiguais: O Currículo e a Educação para as Relações Étnico-Raciais na Formação Superior em Saúde. XII ENPEC [Internet]. 25 a 28 de junho de 2019 [acesso em: 24 de junho de 2022]; Disponível em: R0369-1.pdf (abrapecnet.org.br).

Pereira MG, Soares DP, Silva CRDV, Galiza DDF, Andrade ME, Fernandes MC. Racismo Estrutural: Implicações no processo de trabalho do enfermeiro na atenção primária à saúde. SARANE. [Internet]. 2021 [acesso em: 26 de junho de 2022]; 20 (2). Disponível em: https://doi.org/10.36925/sanare.v20i2.1513.

Santos RA, Neves JV, Pereira MS. Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia. Teias. [Internet]. 2020 [acesso em: 19 de janeiro de 2022]; 21 (62). Disponível em: DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725.

Monteiro RB. Educação permanente em saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Saúde Soc. [Internet]. 2016 [acesso em: 25 de março de 2021]; 25 (3). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-1290201612600.

Varga I van D. Saúde e sociedade: subsídios para uma estratégia de abordagem da temática étnico-racial no campo da Saúde, no Brasil. Laplage em Revista [Internet]. 2016 [acesso em: 07 de junho de 2022]; 2(3). Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/270.

Mendes VS. APRENDIZAGEM DA ARTE E CIÊNCIA DO CUIDAR EM ENFERMAGEM NA UFMT: UMA ABORDAGEM ÉTNICO-RACIAL. [Mestrado em Educação]. Cuiabá (Brasil): Universidade Federal de Mato Grosso; 2015. [acesso em: 24 de junho de 2022]. Disponível em: DISS_2015_Valdeci Silva Mendes.pdf (ufmt.br).

Ministério da Educação (BR). Portaria nº 033, de 06 de janeiro de 2012. Proposta de alteração do Projeto Pedagógico Curso de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas. [pdf] 2013.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 564, de 06 de novembro de 2017. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Disponível em: – RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017 Conselho Federal de Enfermagem – Brasil.

Conselho Nacional da Saúde (Brasil). Resolução nº466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União 13 de jun de 2013; Seção 1.

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS de 03 de março de 2021. Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual.

Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014.

Gomes NL. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Rev. Bras. Pol. Adm. Educ. [Internet]. 2011 [acesso em 19 de janeiro de 2022]; 27(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971.

Carlos MC, Costa AF, Pereira LCA, Silva JR, Paulini JIJ. A Educação Étnico-Racial sob a Perspectiva da Transversalidade. Rev. Bras. Edu. Cult. [Internet]. 2019 [acesso em: 13 de agosto de 2022]; p:71-83. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura.

Porto AR, Mota MS, Oliveira IR. Educação das relações étnico-raciais em um curso de enfermagem: análise da matriz curricular. Anais do I Congresso Internacional Lélia Gonzales [Internet]. 2022 [acesso em: 23 de maio de 2022]; p:424-248. Disponível em: DOI - 10.22350/9786559174492.

Ferreira MG. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICA CURRICULAR DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO NA UNILAB. [Doutorado em Educação]. Recife (Brasil): Universidade Federal de Pernambuco; 2018. [acesso em: 03 de setembro de 2021]. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32814.

Gomes NL. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cad. Pagu [Internet]. 2010 [acesso em 01 de novembro de 2021]; 6(7). Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1862.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Universidade Federal de Pelotas [homepage na internet] O Programa - Disciplinas [acesso em 03 de set 2022]. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pgenfermagem/.

Bento MES. Branquitude – o lado oculto do discurso sobre o negro. Vozes [Internet]. 2012 [acesso em: 03 de junho de 2022]. Disponível em: (PDF) Branquitude: o lado oculto do discurso sobre o negro | Renata Zonta - Academia.edu.

Nunes A, Diniz M. Branquitude e suas expressões na carreira de Magistério ABATIRÁ. [Internet]. 2021 [acesso em: 04 de agosto de 2022]; 2(4); p:567-589. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13113.

Alexandre KCRS, Werneck AL, Chainça E, Cesarino CB. Docência em cursos superiores de enfermagem: formação e práticas pedagógicas. Rev baiana enferm [Internet]. 2018 [acesso em: 01 de junho de 2022]; 32 (e24975). Disponível em: DOI 10.18471/rbe.v32.24975.

Almeida, S L. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

Published

2023-09-02

Versions

How to Cite

1.
Ramos Oliveira Íria, Rutz Porto A, Soares Mota M. Education of ethnic-racial relations in nursing education: an analysis from the point of view of nurse-teachers. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2023Sep.2 [cited 2024Nov.22];15:e-12186. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12186

Issue

Section

Original article

Plum Analytics