Health education for parents and caregivers to prevent sudden infant death syndrome / Educação em saúde de pais e cuidadores para prevenção da síndrome da morte súbita em lactentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12207

Palavras-chave:

lactente, morte súbita, Prevenção, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar publicações que abordam a educação em saúde relacionada à prevenção da Síndrome da Morte Súbita em Lactentes. Método: Revisão Integrativa realizada no PubMed, Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Cochrane Reviews, Scientific Electronic Library Online e a Biblioteca Virtual em Saúde. Incluíram-se aquelas nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, sem recorte temporal, disponíveis gratuitamente, independentemente do delineamento. Excluíram-se duplicidades, literatura cinzenta, editoriais e cuja população eram prematuros.  Resultados: Identificou-se duas categorias de análise: temas para educação em saúde (n=três) e barreiras e facilitadores de aderência às recomendações de prevenção (n=dois). O profissional de saúde deve estimular as boas práticas de saúde, identificando barreiras e facilitadores para a adesão às recomendações. Conclusão: O profissional deve trazer a ideia de que todo bebê tem risco potencial para a síndrome da morte súbita e utilizar as estratégias disponíveis para tirá-lo da situação de vulnerabilidade.

 

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Biografia do Autor

Carine Pereira de Oliveira, Fluminense Federal University

Graduanda do curso de graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista acadêmica pelo projeto intitulado "Portal de Boas Práticas de Enfermagem na Saúde do Recém-nato, da Criança e do Adolescente". 

Maria Estela Diniz Machado, Fluminense Federal University

Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2019). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2014). Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2005). Especialista em Enfermagem Neonatal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2003). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1987). Habilitação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1988). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal Fluminense UFF/RJ (2010) no Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico-MEP da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa EEAAC/UFF, desenvolvendo atividades na área da saúde da criança e do adolescente. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado humanizado ao prematuro, amamentação, cuidado com a criança e adolescente.

Rosane Cordeiro Burla de Aguiar, Fluminense Federal University

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2005) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF. Membro do Grupo de pesquisa: Núcleo de pesquisas e Estudos em Saúde Integral da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, crianças com necessidades especiais de saúde, enfermagem pediátrica e educação em saúde.

Liliane Faria da Silva , Fluminense Federal University

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é membro da comissão permanente de titulação da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, professor associado da Universidade Federal Fluminense, professor associado da Universidade Federal Fluminense e professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, enfermagem pediátrica, familia, enfermagem oncológica e oncologia.

Ana Letícia Monteiro Gomes, Federal University of Rio de Janeiro

ossui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Especialista em Enfermagem em Saúde Pública, nos moldes de Residência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Prefeitura do Rio de Janeiro (2014), Especialista em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2015) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2018). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro fundador da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Integral do Neonato e da Criança (LAESINC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando como uma das orientadoras. Membro do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança (NUPESC) e do Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde do Recém-nascido e sua Família (GPESRENF). Áreas de atuação: recém-nascido, recém-nascido prematuro, educação em saúde, cuidado desenvolvimental, dor neonatal, aleitamento materno e enfermagem neonatal.

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Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-09-21

Versões

Como Citar

1.
de Oliveira CP, Diniz Machado ME, Cordeiro Burla de Aguiar R, Faria da Silva L, Monteiro Gomes AL. Health education for parents and caregivers to prevent sudden infant death syndrome / Educação em saúde de pais e cuidadores para prevenção da síndrome da morte súbita em lactentes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de setembro de 2023 [citado 22º de julho de 2024];15:e-12207. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12207

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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