Stress, quality of working life and coping in intensive nursing in the pandemic context: integrative review / Estresse, qualidade de vida laboral e coping da enfermagem intensiva no contexto pandêmico: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12210

Palavras-chave:

Estresse Ocupacional; Qualidade de Vida; Adaptação Psicológica; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar, à luz da literatura, a qualidade de vida laboral do enfermeiro de Unidade de Terapia Intensiva, com ênfase nos estressores e estratégias de enfrentamento durante a COVID-19. Método: revisão integrativa realizada no mês de outubro de 2022, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO. Resultados: Foram localizados 820 estudos, e quando aplicados os critérios de e inclusão e exclusão e leitura, obteve-se uma amostra de sete estudos, dos quais emergiram as seguintes categorias: fatores estressores oriundos do ambiente laboral; impactos dos fatores de estresse na qualidade de vida laboral;  e estratégias de enfrentamento para superar as situações estressantes. Considerações finais: se faz necessário investir no apoio da enfermagem de terapia intensiva, implementando medidas estruturais e organizacionais no ambiente laboral que considerem seu estado biopsicossocial, a fim de resguardar sua resiliência tanto no contexto da COVID-19 quanto em futuras pandemias.

 

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Biografia do Autor

Francisco Railson Bispo de Barros, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduado pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE-Laureate International Universities). Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAPP/Manaus). Especialista em Terapia Intensiva modalidade Residência Multiprofissional pela Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTHVD). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em associação plena com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa em Educação e Tecnologia de Enfermagem para o Cuidado em Saúde
a Indivíduos e Grupos Sociais. Doutorando em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias em Saúde e Educação e
Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (LABTEC-UEA). Pesquisador com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem, Cuidados ao Paciente Crítico, Tecnologia e Cuidados em Enfermagem, Sistemas de informação em Saúde, Informática em
Saúde e Enfermagem, Inteligência Artificial, Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida. Atualmente docente de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte (UNINORTE/Grupo Ser Educacional) na Escola de Ciências da Saúde e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no Curso de Enfermagem.

Natalia Paiva da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Ciências da Natureza e Matemática, graduado pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Cursando Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora com ênfase em Cuidados ao Paciente Crítico, Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida.

Maria Emília Barrios Rodrigues, Federal University of Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados. Atuo nas áreas de Educação Matemática, com experiência docente no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior; de Currículo, atuando na escrita e revisão de habilidades e competências do Telecurso; e, de Avaliação e Monitoramento de pesquisas sociais e educacionais. Amplo conhecimento na produção, análise e avaliação de materiais didáticos, elaboração de jogos e estratégias didáticas para o auxílio do ensino, bem como elaboração de itens para avaliação. Expertise na articulação entre conteúdos matemáticos e diferentes recursos metodológicos e tecnológicos para o ensino da matemática. Experiência no uso de diferentes métodos e metodologias de pesquisas quantitativos e qualitativos, e na produção de banco de dados para sistematização e análise de dados.

Vitória Mariana de Paula Magalhães, Centro Universitário do Norte

Cursando Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE/Ser Educacional). Pesquisadora com ênfase em Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Estresse Ocupacional e Qualidade de Vida.

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Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-09-21

Versões

Como Citar

1.
Bispo de Barros FR, Paiva da Silva N, Barrios Rodrigues ME, de Paula Magalhães VM. Stress, quality of working life and coping in intensive nursing in the pandemic context: integrative review / Estresse, qualidade de vida laboral e coping da enfermagem intensiva no contexto pandêmico: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de setembro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];15:e-12210. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12210

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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