Satisfaction and self-confidence with realistic simulation as an active teaching-learning method / Satisfação e autoconfiança com a simulação realística como método ativo de ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12945Palavras-chave:
Simulação, Aprendizagem, Ensino, Satisfação pessoal, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar a satisfação e autoconfiança dos estudantes em cenário clínico de simulação realística. Método: estudo quase experimental e quantitativo. Foram aplicados questionário sociodemográfico, pré-teste e pós-teste de conhecimento, checklist de verificação do cenário e escala de satisfação e autoconfiança. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 05290\2021. Resultados: amostra composta por 53 estudantes da 4ª série de Enfermagem de um Centro Universitário de Araras/SP no ano de 2021. A maioria não possuía formação prévia, porém todos apresentaram mais acertos no pós-teste. Todos consideraram os métodos de ensino utilizados na simulação úteis e eficazes, 94,3% entenderam que a forma como o docente ensinou foi adequada para a obtenção de conhecimentos, 64,1% estão mais confiantes em dominar o conteúdo. Conclusão: a combinação de metodologias ativas e simulação realística resultou em um aumento no conhecimento e autoconfiança dos estudantes para a formação de profissionais capacitados.
Downloads
Referências
Kaneko RMU, Couto TB, Coelho MM, Taneno AK, Barduzzi NN, Barreto JKS, et al. Simulação in Situ, uma Metodologia de Treinamento Multidisciplinar para Identificar Oportunidades de Melhoria na Segurança do Paciente em uma Unidade de Alto Risco. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2015 [acesso em 28 de abril 2021]; 39(2):286–93. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/z5L5c5GGpwRqWpP8hGJ8r8x/abstract/?lang=pt
Carvalho RE. Cartografia do trabalho docente na e para a educação inclusiva. Revista Ambiente e Educação. [Internet]. 2018. [acesso em 28 de abril 2021]; 1(2). Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/586
Brandão FS, Collares CF, Marin F. A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Sci med. [Internet]. 2014. [acesso em 28 de abril 2021]; 187–92. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-742489
Bellaguarda MLR, Silva NK, Canever BP, Tholl AD, Alvarez AG, Teixeira GC. Simulação realística como ferramenta de ensino na comunicação de situação crítica em cuidados paliativos. Escola Anna Nery. [Internet]. 2020. [acesso em 19 de julho 2021] ;24(3):e2019027. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/3xqH84Zz3mwxjysxtQskWvG/#ModalTutors
Mesquita HCT, Santana BS, Magro MCS. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery. [Internet]. 2019. [acesso em 19 de julho 2021]; 23:e20180270. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/z36P4FnBxmkXtXGL7VT6DxD/abstract/?lang=pt
Miranda RPR, Motta AL, Chaves ECL, Resck ZMR, Iunes DH. A Aplicabilidade Do Uso De Simulação Realística Na Formação Permanente Do Profissional De Enfermagem. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde. [Internet]. 2015. [acesso em 19 de novembro de 2021]; 4(2):54–62. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/713
Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem. [Internet]. 2015. [acesso em 28 de abril 2021]; 23(6):1007–13. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/7fyQp4sk7xrVLc8WxrbLLqy/#ModalTutors
Araújo ALLS, Quilici AP. O que é simulação e por que simular. In: Quilici AP. Simulação Clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. 1-16.
Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira Junior GA, Almeida RG dos S, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Revista Latino-Americana de Enfermagem. [Internet]. 2017. [acesso em 9 de junho de 2021]; 25(0). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/QQxfsnbsqwYJCMmjRPp7xtB/
Barreto DG, Silva KGN, Moreira SSCR, Sousa T, Magro MCS. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem. [Internet] 2014. [acesso em 18 de março de 2021]; 28(2):208–214. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-759580
Waterkemper R, Prado ML. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Av enferm. [Internet]. 2011. [acesso em 16 de fevereiro de 2023]; 29(2):234–246. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-45002011000200003
Santos MC, Leite MCL. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em Enfermagem como feedback de ensino. Revista Gaúcha de Enfermagem. [Internet] 2010. [acesso em 15 de janeiro 2022]; 31(3):552–556. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/f5VrbhSHSzG3YkNNL3yRKqp/#
Mitre SM et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência saúde coletiva. [Internet] 2008. [acesso em 28 de março 2022];13(2):2133-44. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf
Raniere R, Maria S, Martins A, Rita. A simulação no ensino de enfermagem: reflexões e justificativas a luz da bioética e dos direitos humanos. Acta bioeth. [Internet]. 2018. [acesso em 28 de abril 2021]; 24(1):31–8. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-949305
Costa RR de O, Medeiros SM de, Coutinho VRD, Veríssimo CMF, Silva MMM da, Lucena EE de S. Simulação clínica no desempenho cognitivo, satisfação e autoconfiança na aprendizagem: estudo quase-experimental. Acta Paulista de Enfermagem. [Internet] 2020. [acesso em 25 de agosto 2021]; 33:eAPE20180123. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/bdkybfTZpb5xg37jGMw7Cjb/?lang=pt
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.