Satisfaction and self-confidence with realistic simulation as an active teaching-learning method / Satisfação e autoconfiança com a simulação realística como método ativo de ensino aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12945

Palavras-chave:

Simulação, Aprendizagem, Ensino, Satisfação pessoal, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a satisfação e autoconfiança dos estudantes em cenário clínico de simulação realística. Método: estudo quase experimental e quantitativo. Foram aplicados questionário sociodemográfico, pré-teste e pós-teste de conhecimento, checklist de verificação do cenário e escala de satisfação e autoconfiança. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 05290\2021. Resultados: amostra composta por 53 estudantes da 4ª série de Enfermagem de um Centro Universitário de Araras/SP no ano de 2021. A maioria não possuía formação prévia, porém todos apresentaram mais acertos no pós-teste. Todos consideraram os métodos de ensino utilizados na simulação úteis e eficazes, 94,3% entenderam que a forma como o docente ensinou foi adequada para a obtenção de conhecimentos, 64,1% estão mais confiantes em dominar o conteúdo. Conclusão: a combinação de metodologias ativas e simulação realística resultou em um aumento no conhecimento e autoconfiança dos estudantes para a formação de profissionais capacitados.

 

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Biografia do Autor

Felipe Bueno da Silva, Federal University of São Carlos

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto FHO. Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho e Auditoria em Serviços de Saúde. Durante a graduação foi membro participante das ligas acadêmicas LASCO (Liga Acadêmica de Saúde Coletiva), LASM (Liga Acadêmica de Saúde da Mulher) e LTE (Liga de Traumatologia e Emergência) e do grupo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Emergência, bolsista de iniciação cientifica no projeto de caracterização epidemiológica de COVID-19 no município de Araras e aluno voluntário no projeto de pesquisa multicêntrico e internacional sobre saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. Ao longo do ano de 2022 realizou estágio supervisionado em diversos áreas de atuação, possuindo um vasto conhecimento em áreas como APS, pronto atendimento, clínica médica e UTI. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (Mestrado). Membro do Grupo de Pesquisa em Longevidade e Envelhecimento (GEPLE) e do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Gerontologia (LAIG - UFSCar).

Isabelle Caetano Vitalino, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Enfermeira pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. 

Larissa Amanda Nardon, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Enfermeira pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. 

Márcia Thaís de Souza, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto FHO com conclusão prevista para 2023. Foi membro da liga acadêmica LTE (Liga de Traumatologia e Emergência) e dos grupos de estudos: GEPES (Grupo de Estudos de Pesquisa em Enfermagem e saúde) e GEEO (Grupo de Estudos em Enfermagem Oncológica da Universidade Paulista). Atuou como monitora auxiliando no desenvolvimento de aulas e materiais didáticos na disciplina de Processo do Cuidar II, Semiologia e Semiotécnica I e Vigilâncias em Saúde. Atualmente participa como aluna voluntária de iniciação científica dos grupos de Pesquisa/CNPq: Grupo de Estudo e Pesquisa em Longevidade e Envelhecimento (GEPLE) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Trauma e Emergência com foco em prevenção de lesões não intencionais em crianças. Íntegra a rede internacional de pesquisa Vulnerabilidade e condições sociais e de saúde da pessoa idosa na atenção primária e instituições de longa permanência: estudo comparativo Brasil, Portugal e Espanha. Participou como aluno bolsista de iniciação cientifica sob financiamento PIBIC/CNPq 2022/2023 com o trabalho: Qualidade de vida, função cognitiva e a ocorrência de depressão na população idosa em um município paulista.

Antonio Francisco Peripato Filho, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Doutorando em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar pela UNIFESP, Mestre em Ciências Biomédicas (2011), Pós graduado em Urgência e Emergência: Atendimento Pré Hospitalar (2007) Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pelo Centro Universitário Hermínio Ometto da FHO (2005). Atualmente é Coordenador do curso de graduação em Enfermagem e coordenador dos Curso de Pós Graduação em Terapia Intensiva: Cardiologia e Cardiologia: Hemodinâmica. Ministra aulas na graduação e Pós graduação da FHO - Fundação Hermínio Ometto nas áreas de Urgência e Emergência e Cardiologia. Responsável Técnico pela Clinica Ensino de Enfermagem da FHO.Consultor de cursos e treinamentos empresariais na área de segurança e primeiros socorros. Orientador e fundador da Liga de Traumatologia e Emergência. Membro da SBAIT - Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma. Líder do Grupo de Estudo e pesquisa em Trauma e Emergência e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem

Aline Maino Pergola-Marconato, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação do Prof Dr Gilson de Vasconcelos Torres (2014-2016). Doutora em Enfermagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (2013), sob orientação da Professora Doutora Maria José DElboux. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2009), sob orientação da Professora Doutora Izilda Esmenia Muglia Araujo. Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela mesma universidade (2006). Atualmente é Professora Doutora do Centro Universitário Hermínio Ometto no curso de graduação em Enfermagem e vice-coordenadora do curso. Líder dos grupos de pesquisa/CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (FHO), Grupo de Estudo e Pesquisa em Longevidade e Envelhecimento (GEPLE) e, membro dos grupos Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (UFRN) e Rede Internacional de Pesquisa Sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Idoso: Brasil, Portugal e Espanha (UFRN). Foi coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Jaguariúna, onde também ministrou aulas nos cursos de Enfermagem, Gastronomia, Turismo e Farmácia. Possui experiência profissional em tratamento de feridas, enfermaria de emergências clínicas e cirúrgicas, ortopedia e neurocirurgia, recuperação pós-anestésica, unidade de emergência referenciada, instituição de longa permanência para idosos. Ênfase nos estudos de primeiros socorros, suporte básico de vida, ressuscitação cardiopulmonar, educação leiga, úlcera venosa, qualidade de vida, saúde do idoso e envelhecimento. Trabalha com simulação realística.

Referências

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

1.
Silva FB da, Vitalino IC, Nardon LA, Souza MT de, Filho AFP, Pergola-Marconato AM. Satisfaction and self-confidence with realistic simulation as an active teaching-learning method / Satisfação e autoconfiança com a simulação realística como método ativo de ensino aprendizagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de dezembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];15:e-12945. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12945

Edição

Seção

Artigo

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