Level of stress and contributing factors perceived by nursing students in the training environment / Nível de estresse e fatores contribuintes percebidos por acadêmicos de enfermagem no ambiente formativoti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13222

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Estudantes de enfermagem, Ensino superior

Resumo

Objetivo: identificar o nível de estresse e os fatores contribuintes percebidos por acadêmicos de enfermagem no ambiente formativo. Método: estudo descritivo-correlacional, realizado entre dezembro de 2022 a abril de 2023 com 126 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública de Roraima, Brasil. Resultados: participaram do estudo 55 estudantes de enfermagem, com média de idade de 22,3 ± 2,3 anos. A partir das questões da PSS-10, emergiram as médias de sentimentos positivos (57,7 ± 18,0) e negativo (70,0 ± 20,9), com uma média geral de estresse percebido de 65,1 ± 10,9. As variáveis que apresentaram relação estatística significativa com o nível de estresse percebido foram: sexo, filhos, satisfação com o curso, uso de drogas ilícitas, hábito de estudo, horas de sono. Conclusão: o perfil dos estudantes de enfermagem acerca do nível de estresse depara-se com uma conjuntura negativa, sendo relevante o conhecimento dos fatores que o influenciam.

 

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Biografia do Autor

Carliane Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Francisco Railson Bispo de Barros, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduado pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE-Laureate International Universities). Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAPP/Manaus). Especialista em Terapia Intensiva modalidade Residência Multiprofissional pela Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Especialista em Informática em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em associação plena com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa em Educação e Tecnologia de Enfermagem para o Cuidado em Saúde a Indivíduos e Grupos Sociais. Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias em Saúde e Educação e Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (LABTEC-UEA). Pesquisador com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem, Cuidados ao Paciente Crítico, Tecnologia e Cuidados em Enfermagem, Sistemas de informação em Saúde, Informática em Saúde e Enfermagem e Inteligência Artificial, Qualidade de Vida no Trabalho, Estresse
Ocupacional, Saúde do Trabalhador de Enfermagem. Atualmente docente de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte (UNINORTE/Grupo Ser Educacional) na Escola de Ciências da Saúde e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no Curso de Enfermagem

Carlos Cley Jerônimo Alves, Instituto de Educação e Inovação

Enfermeiro. Possuo sólida formação acadêmica e extensa experiência na área da enfermagem, consolidada por diversas especializações e uma graduação em Enfermagem pela Laureate International Universities - UNINORTE (2013-2018). Minhas especializações incluem: Especialização em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia (2022), Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (2021), Especialização em Docência do Ensino Superior (2018), Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência (2018) e Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família (2018) todos os cursos foram concluídos na renomada Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP). Minha trajetória profissional inclui a função de Gerente de Serviços de Enfermagem na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com destaque para minha atuação no Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto (HPS28), onde exerci atividades na atenção terciária por 4 anos. Em resposta à Portaria Interministerial n 12.683, de 25 de maio de 2020, integrei o programa "O Brasil Conta Comigo Profissionais da Saúde", desempenhando o papel de Enfermeiro Intensivista na Maternidade Dr Moura Tapajós. No âmbito acadêmico, sou membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, sou Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem e ocupo o cargo de Coordenador dos Cursos Técnicos no Instituto de Educação e Inovação (IEDI), conforme Portaria DG-IEDI n 04/2023. Minha atuação no setor público de saúde é evidenciada pelo cargo de Gerente do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), vinculado à Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU-RR), conforme o Decreto n 18-P, de 12/01/2023. Atualmente, busco aprimorar meus conhecimentos por meio do curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS EpiSUS Intermediário (2023) - cursando, e sou aluno do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - PPGSTEH, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2024).

Débora Emilly Barbosa Dias, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Gabriela de Sá Roriz Farias, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Marcella Lima Marinho, Universidade Estadual de Roraima

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar. Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Machado de Assis. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2006). Atualmente enfermeira assistencial no Hospital Geral de Roraima, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Educação e Inovação (IEDI) e Professora efetiva do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Roraima (UERR). Membro dos grupos de pesquisa Fluxo Migratório, Saúde e Inclusão e Grupo de Estudo e Pesquisa em Técnicas e Tecnologias para o cuidado em Enfermagem, da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Assistência de Enfermagem a pacientes críticos, Enfermagem em Saúde Coletiva, Saúde do Adulto e Idoso, Qualidade de Vida e Segurança do Paciente.

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Publicado

2024-07-10 — Atualizado em 2024-07-18

Versões

Como Citar

1.
Sousa CO, Bispo de Barros FR, Alves CCJ, Dias DEB, Farias G de SR, Marinho ML. Level of stress and contributing factors perceived by nursing students in the training environment / Nível de estresse e fatores contribuintes percebidos por acadêmicos de enfermagem no ambiente formativoti. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de julho de 2024 [citado 15º de novembro de 2024];16:e-13222. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13222

Edição

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Artigo Original

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