Level of stress and contributing factors perceived by nursing students in the training environment / Nível de estresse e fatores contribuintes percebidos por acadêmicos de enfermagem no ambiente formativoti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13222

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Estudantes de enfermagem, Ensino superior

Resumo

Objetivo: identificar o nível de estresse e os fatores contribuintes percebidos por acadêmicos de enfermagem no ambiente formativo. Método: estudo descritivo-correlacional, realizado entre dezembro de 2022 a abril de 2023 com 126 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública de Roraima, Brasil. Resultados: participaram do estudo 55 estudantes de enfermagem, com média de idade de 22,3 ± 2,3 anos. A partir das questões da PSS-10, emergiram as médias de sentimentos positivos (57,7 ± 18,0) e negativo (70,0 ± 20,9), com uma média geral de estresse percebido de 65,1 ± 10,9. As variáveis que apresentaram relação estatística significativa com o nível de estresse percebido foram: sexo, filhos, satisfação com o curso, uso de drogas ilícitas, hábito de estudo, horas de sono. Conclusão: o perfil dos estudantes de enfermagem acerca do nível de estresse depara-se com uma conjuntura negativa, sendo relevante o conhecimento dos fatores que o influenciam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carliane Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Francisco Railson Bispo de Barros, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduado pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE-Laureate International Universities). Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAPP/Manaus). Especialista em Terapia Intensiva modalidade Residência Multiprofissional pela Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Especialista em Informática em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em associação plena com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa em Educação e Tecnologia de Enfermagem para o Cuidado em Saúde a Indivíduos e Grupos Sociais. Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias em Saúde e Educação e Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (LABTEC-UEA). Pesquisador com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem, Cuidados ao Paciente Crítico, Tecnologia e Cuidados em Enfermagem, Sistemas de informação em Saúde, Informática em Saúde e Enfermagem e Inteligência Artificial, Qualidade de Vida no Trabalho, Estresse
Ocupacional, Saúde do Trabalhador de Enfermagem. Atualmente docente de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte (UNINORTE/Grupo Ser Educacional) na Escola de Ciências da Saúde e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no Curso de Enfermagem

Carlos Cley Jerônimo Alves, Instituto de Educação e Inovação

Enfermeiro. Possuo sólida formação acadêmica e extensa experiência na área da enfermagem, consolidada por diversas especializações e uma graduação em Enfermagem pela Laureate International Universities - UNINORTE (2013-2018). Minhas especializações incluem: Especialização em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia (2022), Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (2021), Especialização em Docência do Ensino Superior (2018), Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência (2018) e Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família (2018) todos os cursos foram concluídos na renomada Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP). Minha trajetória profissional inclui a função de Gerente de Serviços de Enfermagem na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com destaque para minha atuação no Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto (HPS28), onde exerci atividades na atenção terciária por 4 anos. Em resposta à Portaria Interministerial n 12.683, de 25 de maio de 2020, integrei o programa "O Brasil Conta Comigo Profissionais da Saúde", desempenhando o papel de Enfermeiro Intensivista na Maternidade Dr Moura Tapajós. No âmbito acadêmico, sou membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, sou Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem e ocupo o cargo de Coordenador dos Cursos Técnicos no Instituto de Educação e Inovação (IEDI), conforme Portaria DG-IEDI n 04/2023. Minha atuação no setor público de saúde é evidenciada pelo cargo de Gerente do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), vinculado à Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU-RR), conforme o Decreto n 18-P, de 12/01/2023. Atualmente, busco aprimorar meus conhecimentos por meio do curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS EpiSUS Intermediário (2023) - cursando, e sou aluno do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - PPGSTEH, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2024).

Débora Emilly Barbosa Dias, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Gabriela de Sá Roriz Farias, Universidade Estadual de Roraima

Ensino superior completo em Enfermagem, graduada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Marcella Lima Marinho, Universidade Estadual de Roraima

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar. Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Machado de Assis. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2006). Atualmente enfermeira assistencial no Hospital Geral de Roraima, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Educação e Inovação (IEDI) e Professora efetiva do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Roraima (UERR). Membro dos grupos de pesquisa Fluxo Migratório, Saúde e Inclusão e Grupo de Estudo e Pesquisa em Técnicas e Tecnologias para o cuidado em Enfermagem, da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Assistência de Enfermagem a pacientes críticos, Enfermagem em Saúde Coletiva, Saúde do Adulto e Idoso, Qualidade de Vida e Segurança do Paciente.

Referências

Raulino MEFG, Lino MM, Sanes MS, Amadigi FR, Willemann MC, Maffissoni AL. Nível de estresse percebido em estudantes de enfermagem em uma universidade pública do Brasil. REME - Rev Min Enferm. [Internet] 2021 [acesso 21 mai 2023]; 25:e-1366. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762-20210014.

Selye H. A syndrome produced by diverse nocuous agents. J Neuropsychiatry Clin Neurosci. [Internet] 1998 [cited 2023 may 21]; 10(2)230-1. Available from: http://dx.doi.org/10.1176/jnp.10.2.230a.

Lu S, Wei F, Li G. The evolution of the concept of stress and the framework of the stress system. Cell Stress. [Internet] 2021 [cited 2023 may 26]; 5(6):76-85. Available from: http://dx.doi.org/10.15698/cst2021.06.250.

Folkman S, Lazarus RS. Coping as a mediator of emotion. J Pers Soc Psychol. [Internet] 1988 [cited 2023 may 21]; 54(3):466-75. Available from: https://doi.org/10.1037/0022-3514.54.3.466.

Matta CMB, Lebrão SMG, Heleno MGV. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicol Esc Educ. [Internet] 2017 [acesso 21 mai 2023]; 21(3):583-91. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2017/0213111118.

Gonçalves GK, Santos KA, Ferreira MVR, Silva RM. Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. REVISA. [Internet] 2022 [acesso 21 mai 2023]; 11(2):232-43. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v11.n2.p232a243.

Luft CDB, Sanches SO, Mazo GZ. Andrade A. Versão brasileira da Escala de Estresse Percebido: tradução e validação para idosos. Rev Saúde Pública. [Internet] 2007 [acesso em 21 mai 2023]; 41(4):606-15. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000400015.

Cohen S, Kamarck T, Mermelstein R. A global measure of perceived stress. J Health Soc Behav. [Internet] 1983 [cited 2023 may 21]; 24(4,):385-96. Available from: https://doi.org/10.2307/2136404.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Oliveira APC, Ventura CAA, Silva FV, Neto HA, Mendes IAC, Souza KV et al. The state of nursing in Brazil. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet] 2020 [cited 2023 set 19]; 28:e3404. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.3404.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Características gerais dos domicílios e dos moradores [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2023. [acesso em 19 set 2023]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102004_informativo.pdf.

Lima DA, Queiroz ESMMC, Silva RM, Costa ALS, Valóta IAC, Saura APNS. Fatores de estresse associados à sintomatologia depressiva e qualidade do sono de acadêmicos de enfermagem. REVISA. [Internet] 2020 [acesso em 19 set 2023]; 9(4):834-45. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.n4.p834a845.

Silva KKM, Martino MMF, Bezerra CMB, Souza AML, Silva DM, Nunes JT. Stress and quality of sleep in undergraduate nursing students. Rev Bras Enferm. [Internet] 2020 [cited 2023 set 19]; 73(Suppl 1):e20180227. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0227.

Salvi CPP, Mendes SS, De Martino MMF. Profile of nursing students: quality of life, sleep and eating habits. Rev Bras Enferm. [Internet] 2020 [cited 2023 set 20]; 73(Suppl 1):e20190365. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0365.

Lima RSS, Cavalcante JL, Machado MFAS, Cavalcante EGR, Quirino GS, Rebouças VCF. Quality of life of nursing students: analysis in light of the Pender’s model. Rev Rene. [Internet] 2020 [cited 2023 set 20]; 21:e42159. Available from: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202142159.

World Health Organization (CH). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour: at a glance [Internet]. Genève: WHO; 2021 [cited 2023 set 20]. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-eng.pdf?sequence=1.

Monserrat-Hernández M, Checa-Olmos JC, Arjona-Garrido Á, López-Liria R, Rocamora-Pérez P. Academic stress in university students: the role of physical exercise and nutrition. Healthcare (Basel). [Internet] 2023 [cited 2023 set 20]; 11(17):2401. Available from: https://doi.org/10.3390/healthcare11172401.

Macêdo TTS, Mussi FC, Palmeira CS, Mendes AS. Consumo de bebida alcoólica, tabaco e drogas ilícitas em ingressantes universitários da área de enfermagem. REVISA. [Internet] 2020 [acesso em 20 set 2023] ;9(1):77-88. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.n1.p77a88.

Beneton ER, Schmitt M, Andretta I. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Rev SPAGESP. [Internet] 2021 [acesso em 20 set 2023]; 22(1):145-159. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v22n1/v22n1a11.pdf.

Arbigaus, CA, Martini MBA. Consumo de drogas lícitas e ilícitas entre estudantes de medicina de uma capital do Brasil. Rev Med. [Internet] 2023 [acesso em 20 set 2023]; 102(2):e-204193. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v102i2e-204193.

Watson NF, Badr MS, Belenky G, Bliwise DL, Buxton OM, Buysse D, et al. Recommended amount of sleep for a healthy adult: a joint consensus statement of the American Academy of Sleep Medicine and Sleep Research Society. Sleep. [Internet] 2015 [cited 2023 set 20]; 38(6):843–844. Available from: https://doi.org/10.5665/sleep.4716.

Santos AF, Mussi FC, Pires CGS, Santos CAST, Paim MAS. Qualidade do sono e fatores associados em universitários de enfermagem. Acta Paul Enferm. [Internet] 2020 [acesso em 20 set 2023]; 33:eAPE20190144. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2020AO0144.

Morais HCC, Gomes BG, Holanda AKS, Nogueira KEA, Fonseca R, Pinto ACMD, et al. Fatores associados a qualidade do sono ruim em universitários de enfermagem de uma universidade privada cearense. Mundo Saúde. [Internet] 2022 [acesso em 20 set 2023]; 46:e0082021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.202246003011.

Ribeiro FMSS, Mussi FC, Pires CGS, Silva RMS, Macedo TTS, Santos CAST. Stress level among undergraduate nursing students related to the training phase and sociodemographic factors. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet] 2020 [cited 2023 set 20]; 28:e3209. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3036.3209.

Alves GRS, Ferreira EB, Monteiro CAS, Andrade MBT, Alves MI, Bressan VR, et al. Avaliação do nível de estresse em acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. J Nurs Health. [Internet] 2021 [acesso em 20 set 2023]; 11(2):e2111219389. Disponível em: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i2.19389.

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto Contexto Enferm. [Internet] 2018 [acesso em 20 set 2023]; 27(1):e0370014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018000370014.

Negreiros CTF, Silva SRS, Silva RM, Costa ALS, Farias FC, Cangussu DDD, et al. Associação da qualidade do sono e perfil acadêmico com o estresse de estudantes de enfermagem. Rev Baiana Enferm. [Internet] 2019 [acesso em 20 set 2023]; 33:e33482. Disponível em: https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33482.

Publicado

2024-07-10 — Atualizado em 2024-07-18

Versões

Como Citar

1.
Sousa CO, Bispo de Barros FR, Alves CCJ, Dias DEB, Farias G de SR, Marinho ML. Level of stress and contributing factors perceived by nursing students in the training environment / Nível de estresse e fatores contribuintes percebidos por acadêmicos de enfermagem no ambiente formativoti. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de julho de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];16:e-13222. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13222

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics