Resistance training, cognitive function and the elderly: an integrative review / Treinamento resistido, função cognitiva e idosos: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13410

Palavras-chave:

Idosos, Treinamento resistido, Treinamento de força, Cognição, Função cognitiva

Resumo

Objetivo: investigar os efeitos do treinamento resistido sobre a função cognitiva de idosos. Método: o presente estudo se trata de uma revisão integrativa conduzida nas seguintes bases de dados: Embase, Pubmed, Scopus, Lilacs, Web of Science e Google acadêmico. Resultados: a busca inicial resultou em 2525 registros e foram encaminhados à plataforma Rayyan, onde foram avaliados por dois revisores independentes. Após exclusão de duplicatas e outros resultados que não condiziam com os critérios de elegibilidade estabelecidos, sete estudos foram incluídos nessa revisão. Conclusão: conclui-se que, o treinamento de força tem sido eficiente em melhorar a função cognitiva. A relação entre as funções física e cognitiva é notória e mais estudos devem ser realizados para esclarecer o assunto, acrescentando outras modalidades como treinamento cardiorrespiratório, treinamento de força em superfícies instáveis, além de diferentes períodos de intervenção.

 

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Biografia do Autor

Marckson da Silva Paula, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Pós-graduado em treinamento desportivo e fisiologia do exercício pela Universidade Castelo Branco (UCB). Aluno especial do curso de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Neilson Duarte Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) Pós-graduando em treinamento desportivo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estélio Henrique Martin Dantas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Livre Docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense. Pós-doutor em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho. Pós-doutor em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia. Pós-doutor em Biofísica na Universidad de Valencia

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

1.
Paula M da S, Gomes ND, Dantas EHM. Resistance training, cognitive function and the elderly: an integrative review / Treinamento resistido, função cognitiva e idosos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de agosto de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];16:e-13410. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13410

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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