Forensic nursing in undergraduate courses: focus on the health of children, women and the elderly / Enfermagem forense em cursos de graduação: foco na saúde de crianças, mulheres e idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13507

Palavras-chave:

Saúde da criança, Saúde da mulher, Saúde do idoso, Enfermagem forense, Ensino superior

Resumo

Objetivo: identificar a Enfermagem Forense em cursos de graduação nas áreas de saúde da criança, saúde da mulher e saúde do idoso. Método: estudo quantitativo, descritivo e exploratório com coordenadores dos cursos de enfermagem de 88 Instituições de Ensino Superior. Para análise dos dados, utilizou a estatística descritiva e inferencial e o Teste Exato de Fisher. Resultados: os resultados mostraram que a maioria das instituições participantes foram privados, localizadas no Sudeste e oferecem disciplinas que abordaram conteúdos sobre violência física, violência sexual, violência psicológica, violência doméstica/familiar, bullying, maus-tratos, aborto, atendimento de vítimas de violência sexual aos serviços especializados e coleta de vestígios forenses em vítimas de violência sexual, nas disciplinas de saúde da criança, saúde da mulher e saúde do idoso. Conclusão: a presença desses conteúdos nas disciplinas é fundamental para capacitar alunos e professores a lidar com casos de violência de forma mais eficaz.

 

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Biografia do Autor

Jhuliano Silva Ramos de Souza, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (2020), como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (2020), como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Enfermagem Forense pela Sociedade Brasileira em Enfermagem Forense - SOBEF (2022). Especialista em Urgência e Emergência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2022). Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (2021). Especialista em Atenção Primária à Saúde pela Faculdade Unyleya (2021).Bacharel em Enfermagem pela Universidade do José Rosário Vellano (2016). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Grupo Interdisciplinar de Pesquisa" da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desde 2021 até a presente data. Membro associado da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (SOBEF) (2024/2025).Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Forense, Violência e Educação, Psiquiatria e Saúde Mental, Violência em todo ciclo vital, Atenção Primária à Saúde e Práticas Integrativas e Complementares: Reiki.

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado em Educação pela Universidade José do Rosário Vellano (1998) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem (2006). Concluiu Pós- doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (2016). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração e Gerência em Enfermagem. Desenvolve pesquisas nas temáticas: humanização nos serviços de saúde, ensino em Enfermagem, educação em serviço, auditoria em Enfermagem, gerência da assistência e de serviços, prática do enfermeiro e ensino da administração.

Sueli de Carvalho Vilela, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1993). Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosario Velano (2019). Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2002). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012). Especialista em administração hospitalar e de sistema de saúde e em formação pedagógica na área de saúde enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas, na Escola de Enfermagem. Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosario Velano (2019). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovações e Sustentabilidade em Saúde (UNIFAL-MG). Terapeuta Reikiana.

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Publicado

2025-03-07 — Atualizado em 2025-04-22

Versões

Como Citar

1.
Souza JSR de, Resck ZMR, Vilela S de C. Forensic nursing in undergraduate courses: focus on the health of children, women and the elderly / Enfermagem forense em cursos de graduação: foco na saúde de crianças, mulheres e idosos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 22º de abril de 2025 [citado 22º de abril de 2025];17:e-13507. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13507

Edição

Seção

Artigo Original

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