Nursing care in the first stage of the kangaroo method: the invisibility of grief / Cuidado de enfermagem na primeira etapa do método canguru: a invisibilidade do luto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13757

Palavras-chave:

Enfermagem, Luto, Método Canguru

Resumo

Objetivo: discutir o processo de planejamento e implementação terapêutica relacionada ao luto da família de recém-nascido prematuro na primeira etapa do método canguru. Método: estudo descritivo de cunho qualitativo, advindo de uma dissertação de mestrado, realizado de dezembro de 2023 a abril de 2024, sob o número do parecer: 6.390.020. Resultados: das 14 famílias que participaram da pesquisa, apenas um bebê foi a óbito. Assim, surgiu a necessidade de elaborar intervenções para a família. Considerações finais: a invisibilidade do luto é uma realidade nos hospitais e a conduta de imparcialidade de sentimentos e sobrecarga de trabalho diante do momento de morte, prejudica o planejamento e implementação das intervenções terapêuticas de enfermagem.

 

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Biografia do Autor

Lindynês Amorim de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Mestranda na Universidade Federal de Alagoas.

Ingrid Martins Leite Lúcio, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Doutora e Mestre em Enfermagem (UFC) na área do Cuidado de Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente. Especialista em Neonatologia e Pediatria e em Enfermagem na Saúde Mental da Criança. Professora Associada III da Universidade Federal de Alagoas vinculada ao Curso de Graduação em Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa AISCA - Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente CNPq/EENF/UFAL e coordenadora geral da TECA - Território Encantado da Criança e Adolescente (HUPPA/UFAL). Integra o corpo docente do curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família - EAD/tutoria, Vice coordenadora do PPGENF/UFAL e Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem EENF/UFAL, da Comissão Interna de Avaliação de Desempenho Docente da EENF/CIADD/UFAL. Voluntária da ONG Prematuridade.com. Desempenha atividades docentes assistenciais na Clinica Pediátrica do HUPAA/UFAL e pesquisas na área da Enfermagem Neonatal, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Saúde Mental, Enfermagem Baseada em Evidência, Enfermagem em Saúde da Família, Pesquisa em Enfermagem, Tecnologias em Saúde e Teorias de Enfermagem.

Laís de Miranda Crispim Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Enfermagem pelo Programa de pós-graduação e pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2004). É professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq GEDIM - Grupo de Estudos D. Isabel Macintyre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado da UFAL.

Edna Maria Camelo Chaves, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente ( 2003), Mestrado em Cuidados Clinicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Ceará. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos Enfermagem e Saúde e Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Tem experiência com Enfermagem Pediátrica e Neonatal e Neuropsicofarmacologia.

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Publicado

2025-04-25

Como Citar

1.
Almeida LA de, Lúcio IML, Costa L de MC, Chaves EMC. Nursing care in the first stage of the kangaroo method: the invisibility of grief / Cuidado de enfermagem na primeira etapa do método canguru: a invisibilidade do luto. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de abril de 2025 [citado 14º de junho de 2025];17:e-13757. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13757

Edição

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