Health education in the context of chemotherapy: nurses' perception / Educação em saúde no contexto da quimioterapia: percepção de enfermeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13840

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Antineoplásicos

Resumo

Objetivo: descrever as percepções de enfermeiras na realização de ações de educação em saúde durante a quimioterapia. Método: estudo qualitativo realizado com oito enfermeiras de dois serviços de quimioterapia de Pernambuco, Brasil. Foram realizadas entrevistas gravadas entre abril e junho de 2021. Os dados foram transcritos, validados e analisados por análise de conteúdo com base na Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Resultados: emergiram quatro categorias: 1- O discurso do enfermeiro e a compreensão das informações pelo paciente; 2- Consulta de Enfermagem como facilitadora da educação em saúde na quimioterapia; 3- Sentimento e comportamento do enfermeiro na realização das ações educativas; 4- O conhecimento do paciente como elemento positivo para assistência de enfermagem. Considerações finais: as percepções relacionam-se a práticas que priorizam o acolhimento, o diálogo claro e as necessidades da pessoa, favorecendo uma relação de confiança, troca de informações e cuidado afetuoso e disponível à pessoa com câncer.

 

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Biografia do Autor

Bruna Lais Lyra da Costa, Centro Universitário Tabosa de Almeida

Enfermeira.

Carla Sandyele Tavares Galvão de Pontes, Centro Universitário Tabosa de Almeida

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Caruaru, PE, Brasil.

Ester Pereira da Silva, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira residente em Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC-UFPE/ EBSERH).

Diego Augusto Lopes Oliveira, Universidade de Pernambuco

Graduação em Enfermagem (2007), Especialização Multiprofissional em Oncologia (2009), Especialista em Enfermagem de Terapia Intensiva (2013), Especialista em Gestão Integrada da Qualidade e Segurança do Paciente (2018), Mestrado em Enfermagem com área de concentração em Promoção da Saúde (2019) e Doutorado em Enfermagem com área de concentração em Educação em Saúde (2023). Docente Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) na área de Fundamentos do cuidar em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica. Atua nos seguintes temas: Neoplasias, Determinantes do adoecimento por câncer, Promoção da Saúde, Linha de cuidado do câncer, Vulnerabilidades em saúde, Quimioterapia, Cirurgia Oncológica, Educação em Saúde, Enfermagem Médico-cirúrgica, Tecnologias Educacionais, Tecnologias do Cuidado, Segurança do Paciente, Gestão em Enfermagem e Gestão em Saúde.

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Publicado

2025-06-17 — Atualizado em 2025-07-28

Versões

Como Citar

1.
Costa BLL da, Pontes CSTG de, Silva EP da, Oliveira DAL. Health education in the context of chemotherapy: nurses’ perception / Educação em saúde no contexto da quimioterapia: percepção de enfermeiras . Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de julho de 2025 [citado 6º de dezembro de 2025];17:e-13840. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13840

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