Instrument for implementing the nursing process in pediatric emergency based on Wanda Horta's theory / Instrumento para implementação do processo de enfermagem na emergência pediátrica fundamentado na teoria de Wanda Horta

Autores

  • Luana Cristina da Silva Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho
  • Érica Nadir da Silva Universide Federal de Pernambuco
  • Natália Ramos Costa Pessoa Universidade de Pernambuco
  • Diego Augusto Lopes Oliveira Universidade de Pernambco
  • Bruno Albuquerque Campos Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco
  • Ryanne Carolynne Marques Gomes Mendes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13977

Palavras-chave:

Processo de enfermagem, Enfermagem em emergência, Pediatria, Teoria de enfermagem

Resumo

Objetivo: desenvolver um instrumento para implementar o processo de enfermagem na emergência pediátrica fundamentado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Método: trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: identificação dos diagnósticos de enfermagem mais prevalentes na emergência pediátrica e elaboração de um instrumento com base na Teoria das Necessidades Básicas de Wanda Horta. Resultados: a amostra foi composta por 100 prontuários, os quais permitiram a identificação dos diagnósticos de enfermagem mais prevalentes na população em estudo, bem como possíveis intervenções. O instrumento foi desenvolvido em quatro domínios principais, que abrangeram todas as etapas do processo de enfermagem. Além disso, foram formulados 26 itens com o intuito de viabilizar a análise detalhada das necessidades psicobiológicas do paciente. Conclusão: o instrumento, fundamentado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, foi desenvolvido e poderá subsidiar a implementação do processo de enfermagem em emergências pediátricas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Cristina da Silva, Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho

Enfermeira pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV - 2022). Especialista em Emergência Geral pelo programa de residência uniprofissional em Enfermagem em Emergência Geral do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, vinculado a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG da Universidade de Pernambuco - UPE (2023-2025). Pós-graduada em Planejamento e Gestão em Saúde (2024). Enfermeira Assistencial da Emergência Clínica do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra (2024-2025). Enfermeira Assistencial da Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho - UPA IMBIRIBEIRA.

Érica Nadir da Silva, Universide Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV). Fez especialização na modalidade residência em Enfermagem Obstétrica pela Secretaria de Saúde do Recife (SESAU) - COREMU IMIP. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Pernambuco e participa do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Processo de Enfermagem (GEPEPE).

Natália Ramos Costa Pessoa, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em nefrologia pelo Programa de Residência em Enfermagem/SES, no Hospital Barão de Lucena (2014). Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2011.1). Áreas de interesse: nefrologia, Processo de Enfermagem e educação em saúde.Pesquisador vinculado ao Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Nefrologia (NEPEN/UFRN) certificado pelo CNPq

Diego Augusto Lopes Oliveira, Universidade de Pernambco

Graduação em Enfermagem (2007), Especialização Multiprofissional em Oncologia (2009), Especialista em Enfermagem de Terapia Intensiva (2013), Especialista em Gestão Integrada da Qualidade e Segurança do Paciente (2018), Mestrado em Enfermagem com área de concentração em Promoção da Saúde (2019) e Doutorado em Enfermagem com área de concentração em Educação em Saúde (2023). Docente Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) na área de Fundamentos do cuidar em Enfermagem. Docente Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGENF-UPE/UEPB) na linha de pesquisa de Fundamentos do cuidar na saúde e enfermagem em promoção da saúde . Editor Associado da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde (REDCPS) e da Revista de Enfermagem UFPE online (REUOL-UFPE).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica. Atua nos seguintes temas: Neoplasias, Determinantes do adoecimento por câncer, Promoção da Saúde, Linha de cuidado do câncer, Câncer de mama, Câncer infantojuvenil, Vulnerabilidades em saúde, Quimioterapia, Cirurgia Oncológica, Cuidados Paliativos, Educação em Saúde, Fundamentos do Cuidar em Enfermagem, Enfermagem Médico-cirúrgica, Tecnologias Educacionais, Tecnologias do Cuidado, Segurança do Paciente, Gestão em Enfermagem e Gestão em Saúde.

Bruno Albuquerque Campos, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro graduado pela Universidade Regional do Cariri - URCA, campus Iguatu-CE (2018). Especialista em Pediatria e Neonatologia pelo Centro Universitário São Camilo - CUSC, Crato-CE (2017-2019). Especialista pelo Programa de Residência em Enfermagem em Emergência Geral da Universidade de Pernambuco através do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra - HR, Recife-PE (2018-2020). Mestre em Perícias Forenses pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco- FOP/Universidade de Pernambuco - UPE (2020-2022). Enfermeiro Assistencial da Emergência Clínica do Hospital da Restauração (2019-2020). Enfermeiro Assistencial da Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho (2019-2020). Enfermeiro Assistencial da Unidade de Trauma do Hospital da Restauração (2021). Enfermeiro Assistencial da Emergência Pediátrica do Hospital da Restauração (2020-2022). Ex-docente do curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2020-2021). Enfermeiro Assistencial do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração (2021-2023). Preceptor da Residência de Enfermagem do Hospital das Clínicas da UFPE e da Residência de Emergência Geral e Atendimento Pré-hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Enfermeiro Intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maceió (2022 - até o momento). Enfermeiro da Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia do Hospital da Restauração (2023 - 2024). Enfermeiro da Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da UFPE.

Ryanne Carolynne Marques Gomes Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2023). Mestre em Enfermagem (UFPE-2019). Possui especialização em Didático-pedagógico para Educação em Enfermagem (UFPE-2020). É graduada em Enfermagem pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) (UFPE/CAV-2017). Teve sua tese premiada no Prêmio CAPES de Tese - Edição 2024, na área de enfermagem, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Professora Adjunta da UFPE-CAV, Magistério Superior; e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE. Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira. É Membro Associado da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE) e Membro da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem (COMSISTE) da Associação Brasileira de Enfermagem de Pernambuco (ABEn-PE). É editora de seção da Revista de Enfermagem UFPE on line (REUOL) e revisora de periódicos nacionais e internacionais da área de enfermagem e da área da saúde. É líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Processo de Enfermagem (GEPEPE). Publicou artigos em periódicos com alto fator de impacto, além de ter publicações de capítulos de livros. Foi professora do Curso Técnico de Enfermagem do Centro Técnico Macêdo de Amorim (CTMA) (2019-2020), professora substituta do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE (2021-2024) e Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE) (2023-2024). Participou do grupo de pesquisa Educação, Ciências Humanas e Sociais em Saúde (EDUCHS - 2014 a 2017) e do projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltado ao enfrentamento da Covid-19 (2020). Participa dos grupos de pesquisa: "Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Tecnologias do Cuidado" e "Enfermagem em Saúde da Mulher no Contexto da Família" da UFPE; e do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Empreendedorismo na assistência à saúde" da UPE, sendo líder da linha de pesquisa "Tecnologias do cuidados e educação em saúde nos diferentes cenários de atenção à saúde". Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: educação em saúde, estudos de validação de Diagnósticos de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Sistemas de Classificação de Enfermagem, teorias de enfermagem, Teoria de Médio Alcance (TMA), gestação de alto risco, tecnologias educacionais, fundamentos de enfermagem e saúde do adulto e do idoso.

Referências

Almeida AMS, Silva TDC, Sodré MR, Silva JFT, Dornelles C, Aguiar JRVD, et al. Aplicabilidade da sistematização de enfermagem na unidade de terapia intensiva. Revista de Casos e Consultoria. [Internet]. 2022 [acesso em 13 de fevereiro 2024];13(1):e13127835. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27835.

Conselho Federal de Enfermagem (Brasil). Resolução COFEN nº 736, de 17 de janeiro de 2024. 2024. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024/.

Oliveira TR, Martins BCT, Rocha ME, Gomes NS, Aires VGS. Sistematização da Assistência de Enfermagem: análise da produção científica em oncologia – revisão integrativa. Braz J Dev. [Internet]. 2020 [acesso em 21 de fevereiro 2024];6(2). Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-314.

Carvalho D, Fernandes FECV, Lira GG, Santana NLS, Melo GKM, Sousa RK, et al. Implantação do processo de enfermagem em unidade de cuidados intermediários. Rev Baiana Enferm. [Internet]. 2022 [acesso em 21 de fevereiro 2024];36. Disponível em: https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43048.

Teixeira JP, Gabatz RIB, Teixeira KP, Hirshmann R, Milbrath VM, Moura ACK. Work of the nursing team in the pediatric urgency and emergency service: integrative review. Rev Enferm Atenção Saúde. [Internet]. 2023 [cited 2024 feb 19];12(2):e202391. Available from: https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5395.

Nascimento KC, Nunes JM, Lanzoni GMM, Cechinel-Peiter C, Provensi C, Wachholz LF. Elaboração e validação de instrumento para transição do cuidado do paciente de emergência. Enferm Em Foco. [Internet]. 2022 [acesso em 19 de fevereiro 2024];13. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2022.v13.e-202250.

Barreto MS, Prado E, Lucena ACRM, Rissardo LK, Furlan MCR, Marcon SS. Sistematização da assistência de enfermagem: a práxis do enfermeiro de hospital de pequeno porte. Esc Anna Nery. [Internet]. 2020 [acesso em 05 de fevereiro 2025];24(4). Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0005.

Ferreira WFS, Oliveira EM. Derivações preponderantes na assistência de enfermagem em emergência pediátrica. Revista Jurídica Uniandrade. [Internet]. 2021 [acesso em 31 de julho 2025];32(2). Disponível em: https://revista.uniandrade.br/index.php/juridica/article/view/2189.

Sá LMG, Pinto ACS, Silva NCM, Deus LML, Hasselmann BNO. Os desafios para a implementação do processo de enfermagem perioperatório. Rev SOBECC. [Internet]. 2023 [acesso em 03 de abril 2025];28. Disponível em: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202328897.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2019.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE). Governo do estado. Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. [Internet]. [acesso em 20 fevereiro 2024]. Disponível em: https://portal.saude.pe.gov.br/hospitais/hospital-da-restauracao-governador-paulo-guerra/.

Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica: 8ª edição. São Paulo: Atlas; 2017.

Herdman TH, Kamitsuru S, Lopes CT. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2024-2026/NANDA International. 13ª edição. Artmed; 2024.

Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM, Wagner CM. NIC – Classificação das Intervenções de Enfermagem. 6ª edição. Elsevier; 2016.

Moreira LHD, Hong MV, Silva DA, Silva RG. A importância do diagnóstico de enfermagem: visão dos enfermeiros. Res Soc Dev. [Internet]. 2021 [acesso em 18 de janeiro 2024];10(2):e24510212508. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12508.

Paczek RS, Oliveira TK, Passberg LZ, Tanaka AKSR, Lana LD. Instrument for implementing the nursing process during ostomate consultation: an experience report. Cienc Cuid Saude. [Internet]. 2022 [cited 2025 feb 01];21. Available from: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.59744.

Ribeiro RV, Fausto FN, Benites PT, Corona ARP, Silva VR. Action research in the reconstruction of nurses’ knowledge of the nursing process in the hospital area. New Trends in Qualitative Research. [Internet]. 2020 [cited 2025 feb 10];3. Available from: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.423-436.

Ribeiro OMPL, Martins MMFPS, Tronchin DMR, Forte ECN. Implementation of the nursing process in Portuguese hospitals. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2025 jan 29];39. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0174.

Chiavone FBT, Paiva RM, Moreno IM, Pérez PE, Feijão AR, Santos VEP. Tecnologias utilizadas para apoio ao processo de enfermagem: revisão de escopo. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2021 [acesso em 19 de fevereiro 2024];34. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AR01132.

Silva AM, Colaço AD, Vicente C, Bertoncello KCG, Amante LN, Demetrio MV. Perceptions of nurses about the implementation of the nursing process in an intensive unit. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2021 [cited 2025 feb 20];42:e20200126. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200126.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

1.
Silva LC da, Silva Érica N da, Pessoa NRC, Oliveira DAL, Campos BA, Mendes RCMG. Instrument for implementing the nursing process in pediatric emergency based on Wanda Horta’s theory / Instrumento para implementação do processo de enfermagem na emergência pediátrica fundamentado na teoria de Wanda Horta. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de agosto de 2025 [citado 13º de janeiro de 2026];17:e-13977. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13977

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Plum Analytics