Educational Technologies Focused on the Chronic Renal Patients Aiming to the Self-Care Promotion / Tecnologias Educacionais Direcionadas para Pacientes Renais Crônicos na Promoção do Autocuidado

Autores

  • Natália Ramos Costa Pessoa Universidade Federal de Pernambuco
  • Marta Nunes Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão Universidade Federal de Pernambuco
  • Vânia Pinheiro Ramos Universidade Federal de Pernambuco
  • Cibele Pessoa de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.756-762

Palavras-chave:

Educação em saúde, Autocuidado, Insuficiência renal crônica

Resumo

OBJETIVO: Identificar as tecnologias direcionadas para a educação em saúde de pacientes renais crônicos para a promoção do autocuidado. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e na Biblioteca COCHRANE, sendo a amostra final composta por 16 artigos. RESULTADOS: As publicações ocorreram entre 2008 e 2016, prevalecendo estudos com nível III de evidência. Os achados mostraram que as tecnologias utilizadas na educação em saúde para a promoção do autocuidado do paciente renal crônico utilizaram materiais escritos (folhetos, livretos e apostilas), audiovisuais (vídeos, website, apresentação de Power point, telenovela e CD interativo) e jogos educacionais como veículo de comunicação. CONCLUSÃO: Dentre os artigos que trouxeram essas tecnologias, não foram representantes na literatura cientifica brasileira, configurando-se uma lacuna de conhecimento nesse país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Ramos Costa Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda do curso de Enfermagem na linha de pesquisa Educação em Saúde pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Enfermagem/Nefrologia pelo Programa de Residência da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Hospital Barão de Lucena. Recife –PE, Brasil.

Marta Nunes Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda do curso de Enfermagem na linha de pesquisa Educação em Saúde pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Enfermagem/Nefrologia pelo Programa de Residência da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Hospital das Clinicas – UFPE. Recife –PE, Brasil

Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, Brasil.

Vânia Pinheiro Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco. Recife -PE, Brasil.

Cibele Pessoa de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda do curso de Enfermagem na linha de pesquisa Educação em Saúde pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Didático Pedagógico para Educação em Enfermagem/CCS/UFPE . Recife –PE, Brasil

 

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Pessoa NRC, Lira MN, Frazão CMF de Q, Ramos VP, de Albuquerque CP. Educational Technologies Focused on the Chronic Renal Patients Aiming to the Self-Care Promotion / Tecnologias Educacionais Direcionadas para Pacientes Renais Crônicos na Promoção do Autocuidado. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];11(3):756-62. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6817

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics