NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2286-2296Palavras-chave:
enfermagem, educação continuada em enfermagem, enfermeiros, saúde, prática profissionalResumo
OBJETIVO: compreender como os enfermeiros percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2009 com dezessete enfermeiros das unidades de serviço e apoio de um hospital público de ensino do sul do país. Para analisar os dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática a partir da leitura do conteúdo das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Parecer Nº 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: dos depoimentos emergiram duas categorias: percepção dos enfermeiros/as acerca da Educação Permanente em Saúde e facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: a Educação Permanente em Saúde já criou um caminho a ser traçado pelos enfermeiros no hospital, porém é um constante desafio realizar mudanças, para que os serviços, efetivamente, tornem-se espaços de aprendizagem. DESCRITORES: enfermagem; educação continuada em enfermagem; enfermeiros; saúde; prática profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.