NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL

Autores

  • Cristiane Trivisiol Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Danilo Ribeiro Bertasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Rosane Perico Lavich Universidade Federal de Santa Maria
  • Mariane da Silva Xavier Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121

Palavras-chave:

enfermagem, educação continuada em enfermagem, enfermeiros, saúde, prática profissional

Resumo

OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Trivisiol Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFSM/RS) - bolsista CAPES. É graduada no Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade - GP-PEFAS - UFSM . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Enfermagem.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1983), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (1998) e Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rio Grande do Sul - Gestão 2005-2007. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS atuando na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem e na Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde mental e psiquiatria no Cuidado ao Adulto. Ainda, nos temas que envolvem: Educação e Formação em Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade da UFSM/Santa Maria, RS.

Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1993), graduação em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1993), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (2000) e doutourado em enfermagem pela Universidade Fedral do Rio Grande do Sul,UFRGS,(2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, assistência de enfermagem a pacientes com alteração da imagem facial,enfermagem e lúdico.

Danilo Ribeiro Bertasso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Curso de Enfermagem da UFSM, membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Família e Sociedade. Pesquisador na linha de pesquisa direcionada as Políticas e práticas de cuidado na saúde mental e dependência química das pessoas, famílias e sociedade.

Cláudia Rosane Perico Lavich, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1987). Especializado em Enfermagem Intensiva Adulto , Pediátrica e Neonatal( 2001) ; Especialista em Gestão da Clinica para Hospitais SUS (2009). Atuou como enfermeiro assistencial na UTI RN do Hospital Universitpário de Santa Maria ( 1995 a 2006) exercendo cargo de chefia no periodo de 2002 a 2004. Atuou como professor supervisor de aulas práticas na area de enfermagem pediatrica da disciplina de Assistencia de enfermagem a mãe, criança e edolescente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano UNIFRA de 1996 a 2005. Exerceu o cargo de chefe do Serviço de Enfermagem em Educação Continuada da Diretoria de Enfermagem/ HUSM 2007 a 2010. Atualmente coordena a Rede Universitária de telemedicina e Telessaude HUSM/ UFSM, integrante do Nuclao de Educação Permanente em Enfermagem , GTSAE do HUSM , exerce a preceptoria da Residencia Multiprofissional da UFSM na linha Mae bebê e gerencia a Unidade de Terapia Intensiva neonatal do HUSM.

Mariane da Silva Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Projeto do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Família e Sociedade UFSM. Bolsista do Fundo de Isentivo à Pesquisa (FIPE 2010/2011do projeto Desenvolvimento de uma Estratégia de Capacitação Interdisciplinar de Profissionais que Atuam no CAPS II PRADO VEPPO com Vista a Qualificação no Atendimento aos Portadores de Grave Sofrimento Psíquico) . Bolsista do Fundo de Isentivo a Extensão ( FIEX de junho a dezembro de 2010. Projeto de Extensão Saúde Mental na Atenção Básica: Cuidado ao Usuário em Sofrimento Psíquico - ESF São José)

Publicado

2013-04-11

Como Citar

1.
Trivisiol Silva C, Gomes Terra M, Tassinari de Souza Mostardeiro SC, Ribeiro Bertasso D, Perico Lavich CR, da Silva Xavier M. NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2013 [citado 4º de novembro de 2024];5(3):114-21. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics