BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ

Autores

  • Karina Viana Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Lima Pereira Peres Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319

Palavras-chave:

aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem

Resumo

O estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Viana Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica do 9º período da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-bolsista PIBIC/UERJ (2008-2010). Endereço: Avenida Presidente Vargas, 3555 / apto 701 – Cidade Nova. Telefone: 21 7144-2515. Email: karinavr22@oi.com.br

Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Procientista da FAPERJ/UERJ. Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora em Enfermagem. Email: benedeusdara@gmail.com

Patrícia Lima Pereira Peres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Enfermagem. Email: patricia.uerj@hotmail.com

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

1.
Ribeiro KV, Rodrigues BMRD, Peres PLP. BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de setembro de 2011 [citado 25º de dezembro de 2024];3(3):2309-1. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics